Green Future-AutoMagazine

ENVE acolhe apresentação nacional do Volkswagen ID.3

O novo Volkswagen ID.3 será apresentado ao mercado nacional durante o Encontro Nacional de Veículos Elétricos, a decorrer em Lisboa, nos próximos dias 19 e 20 de setembro.

Organizado pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, o ENVE terá a sua 8ª edição em Lisboa, Capital Europeia Verde, na Praça do Império (junto aos Jerónimos), depois de percorrer várias cidades do país, nos últimos anos. O ENVE é um momento de partilha de novas experiências de mobilidade e contará com a presença de utilizadores de diferentes veículos elétricos, para além de proporcionar diversas atividades aos visitantes.

O Volkswagen ID.3 é o primeiro Volkswagen baseado na nova plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo. Combina uma estética moderna com as dimensões de um compacto, enquanto o conceito Open Space do interior oferece uma habitabilidade da categoria superior. Um Golf por fora com o espaço interior de um Passat, de acordo com o fabricante alemão.

Disponível no lançamento como série limitada First, o ID.3 tem uma autonomia máxima de 420 km, sendo a potência transmitida do motor para o eixo traseiro através de uma caixa de uma velocidade. O ID.3 First, equipado com bateria de 58 kWh, permitirá carregamentos AC de 11 kW e DC de 100 kW. Obtêm-se assim, em apenas 30 minutos, cerca de 290 km de autonomia com uma potência de carga de 100 kW.

A longevidade é assegurada pela garantia de oito anos ou 160 000 km para as baterias do ID.3. Os preços do ID.3 First começam nos 38 017 euros (excluindo despesas administrativas ou de transporte).

“A ofensiva elétrica em grande escala da Volkswagen está literalmente a iniciar o seu caminho com o ID.3. Este carro destaca a nossa missão de oferecer mobilidade com zero emissões, adequada para uma utilização diária e acessível para todos”, refere Ralf Brandstätter, diretor da marca Volkswagen.

No âmbito desta sua ofensiva elétrica, a Volkswagen planeia disponibilizar veículos elétricos em todos os principais segmentos, até 2022. A marca pretende tornar-se líder mundial no mercado de mobilidade elétrica nos próximos anos e, assim, está a efetuar investimentos, no conjunto das marcas do Grupo, na ordem dos 33 mil milhões de euros, em todo o mundo, até 2024, dos quais apenas 11 mil milhões de euros a serem destinados à marca Volkswagen. Até 2025, a marca Volkswagen estima produzir 1,5 milhões de carros elétricos.

Fonte: Volkswagen; UVE