O primeiro elétrico da Skoda foi revelado no passado dia 1 de setembro, com o início das vendas previsto para o final deste ano. O Enyaq iV é o primeiro Skoda a utilizar a plataforma MEB do Grupo Volkswagen, e apresenta cinco opções de motorização, três tipos de bateria, tração traseira ou integral, e uma variante de desempenho RS.
Descrito como “o início de uma nova era para a Skoda” por Thomas Schäfer, CEO da marca checa, este SUV tem um design exterior “emotivo, poderoso e dinâmico”. A Skoda afirma que o Enyaq tem um coeficiente de atrito de apenas 0,27. Entre as suas características distintivas destaca-se uma grelha frontal opcional com retroiluminação LED e animação de entrada/saída.
Existem três versões do Skoda Enyaq com tração traseira. O Enyaq 50 iV vem equipado com um motor de 109 kW (torque máximo de 220 Nm) e uma bateria de 55 kW, com uma autonomia WTLP de 340 km. O arranque até aos 100 km/h demora 11,4 segundos. O 60 iV tráz um motor de 132 kW (310 Nm) e uma bateria de 62 kWh, que lhe confere uma autonomia de 390 km. Atinge os 100 km/h em 8,7 segundos. Finalmente, o Enyaq 80 iV tem uma potência de 150 kW (310 Nm) e uma bateria de 82 kWh, com autonomia de 510 km. Demora 8,5 segundos dos 0 aos 100 km/h.
As duas opções de tração integral têm dois motores e utilizam uma bateria de 82 kWh, com uma autonomia WLTP de 460 km. O Skoda Enyaq 80x iV tem uma potência de 195 kW (425 Nm de torque máximo), arrancando até aos 100 km/h em 6,9 segundos. Já o RS iV de 225 kW (460 Nm) é o único Enyaq com uma velocidade máxima superior a 160 km/h (atinge 180 km/h), e arranca até aos 100 km/h em 6,2 segundos.
O Skoda Enyaq pode ser carregado em 38 minutos (até 80%) com uma ligação de 125 kW (corrente contínua), mas esta opção apenas se encontra disponível no 80 iV, 80x iV e RS iV. O 60 iV está limitado a uma potência de carregamento de 100 kW, e o 50 iV a 50 kW. Já em corrente alternada, todos os modelos podem ser carregados até 11 kW, exceto o 50 iV, limitado a 7,2 kW.
O Enyaq vem equipado com o iV Universal Charger, uma solução portátil e flexível para todos os tipos de carregamento AC, incluindo tomadas de 230 V e 400 V.
Interiores sustentáveis
O interior é “inspirado em ambientes modernos”, utilizando “materiais naturais, processados de forma sustentável e reciclados”. A Skoda não definiu os níveis de acabamento, optando por oferecer “seleções de design”: opções de interior coordenadas, disponíveis em toda a gama.
O painel é dominado por um ecrã touchscreen central de 13 polegadas, um e-SIM para funções conectadas e um assistente de voz. Há também um display de instrumentos digital de 5,3 polegadas. O espaço de armazenamento no habitáculo é aumentado por uma ‘caixa jumbo’ de 6,2 litros sob o apoio de braço central, e um espaço de 11,4 litros sob a consola central. A bagageira apresenta 585 litros de capacidade.
Além do rádio analógico, o sistema de infoentretenimento também pode receber rádio digital DAB, bem como Internet e rádio híbrido. Existe também um amplificador com quatro canais de 20 watts. O Enyaq 50 iV, equipado com um ecrã de 10 polegadas, traz quatro altifalantes, e as restantes versões vêm equipadas com oito. O Canton Sound System, com doze altifalantes, está disponível como opção. Os smartphones podem ser ligados através da tecnologia SmartLink sem fio, Android Auto, Apple CarPlay ou MirrorLink
Batismo no Tour de France
No quadro da longa parceria entre a Skoda e a Volta à França, o Enyaq teve ontem o seu batismo na estrada, tendo sido o veículo de controlo móvel do diretor do Tour durante a quinta etapa da edição deste ano, entre Gap e Privas. Desempenhará as mesmas funções durante o contra-relógio individual, entre Lure e La Planche des Belles Filles, no dia 19 de Setembro (vigésima etapa), e também no dia seguinte, acompanhando o pelotão do Tour na derradeira etapa até aos Campos Elísios.
O Enyaq é construído na fábrica da Skoda em Mladá Boleslav, na República Checa. É, para já, o único modelo que utiliza a plataforma MEB construído fora da Alemanha.