A Daimler Trucks apresentou recentemente a sua estratégia para a eletrificação dos seus veículos, desde a distribuição urbana até o transporte internacional de longa distância, reafirmando seu compromisso com os objetivos do Acordo de Paris. O evento de lançamento teve como foco a tecnologia para camiões a célula de combustível à base de hidrogénio para o segmento de transportes de longa distância.
O Mercedes-Benz GenH2 Truck, o novo concept vehicle do fabricante alemão, teve aqui a sua estreia mundial. É o primeiro veículo a célula de combustível da Daimler Trucks, uma demonstração das tecnologias específicas que o fabricante está a desenvolver para camiões de transporte de longa distância, com autonomia de cerca de 1 000 km por depósito de hidrogénio.
Os testes com clientes, nos quais o GenH2 será pela primeira vez utilizado em condições reais, iniciar-se-ão em 2023, e a produção em série deverá começar na segunda metade da década. Graças ao uso de hidrogénio líquido, com uma densidade energética superior à do hidrogénio gasoso, o desempenho do veículo será semelhante ao de um camião diesel convencional.
Mercedes-Benz GenH2
A Daimler Trucks apresentou também, pela primeira vez, um conceito de camião de longa distância movido a bateria, o Mercedes-Benz eActros LongHaul, projetado para efetuar viagens em rotas regulares de maneira eficiente em termos energéticos. A Daimler Trucks prevê que a produção em série do eActros LongHaul comece em 2024. A autonomia será de aproximadamente 500 quilómetros.
A versão para transporte de distribuição, o Mercedes-Benz eActros, foi já apresentado em 2018, e tem sido testado desde essa data por alguns clientes nas suas operações quotidianas de transporte. A Daimler Trucks iniciará a produção em série do eActros, o seu primeiro veículo pesado movido a bateria, no próximo ano. A autonomia dos eActros produzidos em série será superior em cerca de 200 quilómetros à dos protótipos.
Mercedes-Benz eActros LongHaul
A Daimler Trucks está a desenvolver calendarizações semelhantes para os mercados norte-americano e japonês. Até o ano de 2022, o portfólio do fabricante nas suas principais regiões de vendas – Europa, EUA e Japão – incluirá veículos produzidos em série com propulsão elétrica a bateria. Até 2039, a empresa tem a ambição de apenas disponibilizar veículos novos que sejam neutros em CO2 na totalidade das suas operações –’do depósito à roda’ – nestes três mercados.
Como uma nova arquitetura de plataforma modular, o denominado ePowertrain será a base tecnológica de todos os camiões totalmente elétricos para serviços médios e pesados produzidos em série pela Daimler Trucks – alimentados exclusivamente por baterias ou por hidrogénio –, com altos níveis de desempenho, eficiência e durabilidade. Com o ePowertrain, a empresa planeia obter sinergias importantes e economias de escala para todos os veículos e mercados relevantes.
Mercedes-Benz eActros
Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Trucks AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG, afirma: “Estamos consistentemente a definir a nossa visão de transporte neutro em CO2, com foco nas tecnologias genuinamente locais de energia de bateria neutra em CO2 e células de combustível à base de hidrogénio, que têm potencial de sucesso no mercado a longo prazo. Esta combinação permite-nos oferecer aos nossos clientes as melhores opções de veículos, dependendo da aplicação. A energia da bateria será mais usada para cargas de peso mais baixo e para distâncias mais curtas. A energia da célula de combustível tende a ser a opção preferencial para cargas mais pesadas e distâncias mais longas”.