A Volvo Cars anuncia a criação do Green Finance Framework – uma nova estrutura que permitirá à empresa financiar o seu ambicioso plano ambiental e a sua estratégia de eletrificação, através da emissão de títulos ou empréstimos verdes (green bonds e green loans)
Os fundos obtidos deste modo serão directamente destinados a projetos ambientais. O Green Finance Framework especifica a forma como esses projetos são identificados, selecionados e geridos, garantindo deste modo uma maior transparência aos potenciais investidores.
A emissão do primeiro título verde será utilizada para financiar novos modelos de automóveis elétricos, novas plataformas de veículos, bem como o aumento da capacidade de produção de baterias e modelos elétricos.
O Green Finance Framework da Volvo foi avaliado pela Cicero, uma empresa de avaliações independente que se baseia em pesquisas de estruturas de investimento em títulos verdes. A Cicero atribuiu à Volvo Cars a classificação mais elevada possível – Dark Green.
“A Volvo Cars tem um dos planos ambientais mais ambiciosos da indústria automóvel. O nosso Green Finance Framework permitirá que os investidores participem na transformação da Volvo Cars para um construtor de automóveis elétricos”, afirmou Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Cars.
O plano ambiental da Volvo Cars engloba todas as operações e produtos e vai muito para além da redução das emissões de escape através da eletrificação. Irá englobar as emissões dos processos de produção, a cadeia de fornecedores e a utilização de material reciclado.
Carla de Geyseleer, CFO da Volvo Cars, explica: “Temos planos de investimento ambiciosos para os próximos anos para transformar os nossos objetivos ambientais em realidade. Vamos poder oferecer agora uma oportunidade à comunidade financeira de fazer investimentos focados na sustentabilidade da Volvo Cars, uma vez que o setor financeiro desempenha um papel fundamental no estímulo e apoio ao desenvolvimento sustentável”.
Recorde-se que a Volvo Cars foi o primeiro construtor mundial, entre os tradicionais, a assumir o compromisso com a eletrificação e a coloca-la no centro das suas operações. Hoje em dia, a marca é a única a oferecer uma variante híbrida plug-in em todos os modelos da sua gama.
Estes modelos, comercializados sob a sigla Recharge, têm vindo a registar uma procura muito acentuada na primeira metade do ano. Durante esse período a Volvo Cars foi mesmo o construtor automóvel premium que mais modelos plug-in hybrid comercializou na região E.M.E.A. (Europa, Médio Oriente e África).
Até 2025, a empresa pretende atingir 50% das suas vendas mundiais com veículos 100% elétricos, sendo a restante quota preenchida por modelos híbridos.
Fonte: Volvo Cars