A Mercedes-Benz acaba de revelar a sua proposta para veículos de aventura 100% elétricos. O EQC 4×4² é um SUV todo-terreno de luxo, com o qual a marca germânica “deseja testar os limites (…) e mostrar que a e-mobilidade não é apenas urbana, mas pode ser também off-road“.
O EQC 4×4² tem por base a plataforma tecnológica do EQC 400 4MATIC, e foi desenvolvido por uma pequena equipa de engenheiros liderada por Jürgen Eberle, responsável pelo E400 All-Terrain 4×4².
O novo SUV todo-terreno elétrico da marca germânica está equipado com eixos pórticos, em que o tubo de suporte do eixo e o diferencial estão montados acima do centro da rodas, o que possibilita uma distância ao solo de 293 milímetros – o EQC 4×4² mais do que duplica os 140 milímetros do EQC de série; e é também 58 milímetros mais alto do que o Classe G. A suspensão está fixada nos mesmos pontos de montagem da carroceria que a versão de série.
Os ângulos de aproximação e saída – 31,8 graus à frente e 33 graus na traseira – são também consideráveis. Comparativamente, um Classe G convencional tem ângulos de aproximação e saída de 28 graus. O EQC 4×4² é capaz de superar vaus com 40 centímetros de profundidade.
A Mercedes destaca também a experiência sonora do EQC 4×4². A produção acústica dá ao condutor informações sonoras sobre a disponibilidade do sistema e do estacionamento do veículo, além de um som de condução “interativo e emocionante”, influenciado por vários parâmetros, como a posição do pedal do acelerador, a velocidade ou taxa de recuperação de energia.
O EQC 4×4² possui um AVAS – Acoustic Vehicle Alert System – mais potente do que o EQC de série, tendo sido desenvolvido especificamente para este modelo. Tem ainda a particularidade de utilizar os faróis como colunas de som externas.
“O nosso objetivo é combinar luxo moderno e sustentabilidade com apelo emocional. O EQC 4×4² mostra como a mobilidade sustentável pode ser agradável. É aqui que a alta tecnologia de mobilidade elétrica e uma experiência de utilizador intrigante são transferidas para as montanhas. Em resumo, o luxo elétrico, progressivo, sai para fora da estrada “, afirma Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG, responsável pelo Daimler Group Research e COO da Mercedes-Benz Cars. “Este estudo de condução mostra claramente que, juntamente com a paixão pela e-mobilidade, nós, na Mercedes-Benz, reivindicamos a liderança neste setor, e reforçaremos ainda mais este apelo emocional, no futuro”.
O EQC 4×4² é o terceiro modelo 4×4² da Mercedes-Benz. O G500 4×4² foi entrou em produção em setembro de 2015, sendo sucedido, em 2017, pelo E400 All-Terrain 4×4².