Green Future-AutoMagazine

Hyundai Veloster N ETCR está pronto para a competição

O Hyundai Veloster N ETCR foi o grande protagonista do evento de lançamento do campeonato PURE ETCR Series, que teve lugar em Copenhaga, cidade que tem como objetivo tornar-se a primeira capital do mundo neutra em carbono. Este é o único veículo construído especificamente para o regulamento da competição, e chegou à apresentação, em frente à Câmara Municipal da cidade dinamarquesa com o piloto Augusto Farfus ao volante.

A Hyundai Motorsport comprometeu-se formalmente, na apresentação, a competir no PURE ETCR Series em 2021. De acordo com a marca coreana, os engenheiros da Hyundai Motorsport têm-se esforçado constantemente para alcançar os desafios técnicos apresentados pelo primeiro carro de corrida elétrico da equipa. Após o início dos testes com um protótipo, em setembro de 2019, a equipa continuou a desenvolver o veículo ao longo deste ano, focando-se em primeiro lugar em componentes específicos antes de mudar o seu foco para o desempenho.

A bateria, especialmente concebida para o Veloster N ETCR irá fornecer a energia necessária para alimentar os motores elétricos, que conferem a este aútomóvel uma potência combinada de 500 kW (680 cv). Cada veículo ETCR terá motores, inversores e caixa de velocidades da Magelec Propulsion, e conversores DC–DC fabricados pela BrightLoop.

Neste momento, o foco do projeto é testar esta tecnologia, de forma a que ambos os fabricantes ganhem a experiência necessária para extrair o máximo desempenho de todo o veículo, com o objetivo de competir para vencer, quando a competição tiver início no próximo ano.

Andrea Adamo, Team Principal da Hyundai Motorsport, afirmou: “Estou muito orgulhoso pelo facto da Hyundai Motorsport ser um dos primeiros fabricantes a estar à altura do desafio apresentado pela categoria ETCR e PURE ETCR. O evento em Copenhaga foi um ótimo, não apenas para a Series, mas para nós como um dos primeiros fabricantes de um veículo integralmente PURE ETCR-spec. O projeto Veloster N ETCR foi um grande desafio técnico para nós como marca, com esta nova tecnologia, mas o desempenho que tivemos nos ensaios com o protótipo demonstrou as capacidades que temos. Estou entusiasmado por vê-lo a correr no PURE ETCR”.

O PURE ECTR é o primeiro campeonato multimarca de carros de turismo totalmente elétricos. A base desta nova série de corridas é um conceito técnico inovador, estabelecido pelos criadores do TCR WSC Group, com o objetivo de mostrar os elementos de desempenho dos carros de turismo com a aceleração mais rápida do mundo, através de batalhas curtas, carro contra carro, com cada condutor a levae o seu carro ao limite, sem necessidade de táticas de economia de energia.

Os carros da competição baseiam-se em automóveis de produção, de quatro ou cinco portas, equipados com um motor elétrico de potência contínua de de 300 kW e potência máxima de 500 kW às 1 200 rotações. A bateria, desenvolvida pela Williams Advanced Engineering, tem capacidade de 65 kW a 800 V.

Fonte: Hyundai