Green Future-AutoMagazine

BMW iX no Ártico para testes de inverno

A um ano do lançamento no mercado, o processo de desenvolvimento do BMW iX prossegue para os testes finais de inverno, no norte da Escandinávia. O teste de resistência, que está a ser realizado sob condições meteorológicas extremas a norte do círculo ártico, serve, entre outras aspetos, para uma afinação dos sistemas de tração e suspensão.

Paralelamente, os motores elétricos, o sistema de tração integral, bem como a tecnologia de carregamento, as baterias de alta tensão e o sistema de gestão térmica são submetidos a testes sob temperaturas abaixo de zero.

Os testes à tecnologia BMW eDrive de quinta geração e sistemas de controlo de suspensão decorrem em estradas desertas na Lapónia finlandesa e na ilha norueguesa de Magerøya, em condições rodoviárias e meteorológicas particularmente exigentes.

Durante o processo, os engenheiros responsáveis pelo ensaio avaliam sobretudo a interação entre os sistemas de condução e os sistemas de suspensão em pisos com baixo coeficiente de atrito. Estradas cobertas de gelo e superfícies geladas oferecem as condições ideais para calibrar com precisão a tecnologia de controlo do motor, os sistemas de tração e de controlo da suspensão até aos limites da dinâmica do veículo.

O BMW iX é o primeiro modelo baseado num novo conceito de construção do Grupo BMW, modular e escalável. O modelo foi concebido para uma mobilidade puramente elétrica, com a última fase de desenvolvimento da tecnologia BMW eDrive “a estabelecer novos padrões de eficiência dentro do ambiente competitivo do [segmento] Sports Activity Vehicles (SAV)”, de acordo com a marca bávara. Dois motores elétricos geram uma potência máxima combinada superior a 370 kW (500 cv), de acordo com as informações atuais.

Uma parte integrante do teste de resistência levado a cabo na Noruega é também a afinação final do sistema de tração integral BMW xDrive. O objetivo passa por alcançar um consumo de energia combinado extremamente baixo – inferior a 21 kWh por 100 quilómetros no ciclo WLTP – e uma autonomia de mais de 600 quilómetros.

Fonte: BMW