Green Future-AutoMagazine

EDP vai instalar 34 pontos de carregamento nas autoestradas nacionais

A EDP Comercial vai instalar 34 pontos de carregamento para veículos elétricos nas autoestradas nacionais. Os novos carregadores fazem parte uma parceria com a Brisa, BP e Repsol, e serão instalados nas áreas de serviço operadas pelas gasolineiras. Em cada área de serviço estarão disponíveis um carregador rápido e um ultra-rápido.

Nas estações da BP serão instalados 10 pontos de carregamento, nas áreas de serviço de Santarém e Mealhada (nos dois sentidos) na A1, e na área de serviço do Seixal (sentido Norte-Sul) na A2.

Por sua vez, nas áreas de serviço da Repsol serão disponibilizados 24 pontos de carregamento, sempre nos dois sentidos: Gaia e Antuã na A1, Grândola na A2, Penafiel na A4, Vendas Novas na A6, e Loures na A9.

De acordo com a EDP Comercial, este é um passo muito importante para garantir capilaridade e uniformidade na experiência de carregamento dos clientes de mobilidade elétrica, reforçando a oferta de carregamento público da empresa além das soluções já disponíveis para carregamentos em casa e no trabalho.

Estes espaços de carregamento farão também parte da nova estratégia da Brisa para a mobilidade elétrica nas autoestradas nacionais. O conceito “junta os principais players do setor num esforço coletivo pela evolução do carregamento público em Portugal e na descarbonização do país”. A EDP Comercial pretende inaugurar o primeiro ponto de carregamento ultra-rápido desta parceria no início do próximo ano.

A infraestrutura estará ligada à rede pública de mobilidade elétrica e poderá ser utilizada com o cartão Mobilidade Elétrica EDP ou com os cartões de outros comercializadores.

“Para que a evolução de carros elétricos a circular nas estradas nacionais continue nesta trajetória positiva, a EDP Comercial continuará a fazer uma forte aposta no desenvolvimento de cada vez mais e melhores soluções de carregamento para os portugueses. Parcerias como esta oferecem capilaridade fora dos centros urbanos, dando aos portugueses a previsibilidade necessária na decisão de conduzir um carro elétrico. É na colaboração e esforço conjunto entre parceiros que se traça o futuro da mobilidade elétrica em Portugal”, destacou Vera Pinto Pereira, presidente da EDP Comercial.

A EDP Comercial emitiu já mais de 23 mil cartões Mobilidade Elétrica EDP, tendo registado mais de 110 mil carregamentos na infraestrutura de carregamento pública, que representam mais de 1.300 MWh carregados e uma poupança de 975 toneladas de CO2. Em 2021, a empresa pretende ter 1.000 pontos disponíveis para carregamento de veículos elétricos ligados à rede pública, em todo o país.