Há quase 30 anos no mercado, o Renault Twingo tem agora uma versão 100% elétrica, que chega em janeiro aos concessionários nacionais da marca francesa, reivindicando o estatuto de elétrico mais barato à venda em Portugal.
A versão zero emissões do Renault Twingo não resulta de uma mera adaptação da proposta com motor a gasolina, tendo a atual geração modelo sido desenvolvida para receber uma motorização 100% elétrica desde a sua conceção.
Além de ser uma proposta imbatível em termos de custos, o Renault Twingo Electric destaca-se também pelo menor raio de viragem do mercado, caraterística importante para as manobras na cidade. A bateria de 22 kWh oferece uma autonomia de 270 quilómetros em ciclo WLTP City e de 190 quilómetros no ciclo WLTP Completo (225 quilómetros com utilização do modo Eco), suficiente para uma semana de utilização sem carregamentos para os condutores que percorrem uma média de 30 quilómetros diários.
De acordo com a Renault, o carregador Camaleão, idêntico ao do Zoe, pode carregar até quatro vezes mais depressa do que os concorrentes nos postos de carregamento públicos mais comuns.
O Renault Twingo Electric será comercializado com dois níveis de equipamento. A versão Zen, de entrada de gama, estará disponível por 22.200 euros – 18.000 euros para clientes empresariais, com a dedução do IVA. Integra um sistema de ar condicionado automático, bancos traseiros com rebatimento 50/50, elevador de vidro elétrico com função impulsional do lado do condutor, limitador de velocidade, porta-luvas fechado, sistema multimédia Easy Link de 7 polegadas com replicação smartphone, retrovisores elétricos da cor da carroçaria, sensores de chuva e luminosidade, e volante em couro regulável em altura.
Por mais 1.000 euros, a versão Intens acrescenta o sistema Easy Link de 7 polegadas com navegação, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro com câmara de marcha-atrás, regulador e limitador de velocidade, banco do passageiro rebatível one touch, bagageira modulável, vidros traseiros sobreescurecidos e jantes em liga leve de 15 polegadas.
Fonte: Renault