A mobilidade aérea urbana é uma das novas formas de mobilidade que está a ser explorada para a criação de cidades mais sustentáveis e inteligentes. Dentro de poucos anos, táxis aéreos, drones para entregas ou serviços de emergência não tripulados poderão ser uma presença comum nos céus dos centros urbanos.
Com esta nova realidade no horizonte, o projeto AMU-LED é uma iniciativa integrada no programa H2020 da União Europeia, que tem como objetivo demonstrar a integração segura de vários tipos de operações com drones.
Além da everis, reponsável pela coordenação do projeto, o consórcio envolve também entidades da Europa e dos Estados Unidos: Airbus, AirHub, Altitude Angel, ANRA Technologies, Boeing Research & Technology-Europe, FADA-CATEC, Cranfield University, EHang, ENAIRE, Gemeente Amsterdam , INECO, ITG, Jeppesen, NLR, Space53 e Tecnalia.
O projeto estará em desenvolvimento nos próximos dois anos, com o objetivo final de apresentar uma das maiores demonstrações de serviços de mobilidade com veículos aéreos em meio urbano até 2022. Santiago de Compostela (Espanha), Cranfield (Reino Unido) e Amesterdão e Roterdão (Holanda) são as cidades escolhidas para a demonstração do piloto.
A equipa multidisciplinar que integra o projeto AMU-LED é constituída por especialistas em soluções de tráfego aéreo, simulação e operações de drones, centros de tecnologia e pesquisa avançada, legisladores e especialistas em testes e demonstrações.
Mais de 100 horas de voo em áreas urbanas
O plano de simulações do projeto AMU-LED inclui mais de 100 horas de voo, combinando diferentes sistemas aéreos não tripulados e prevendo vários cenários, modelos de utilização e aplicação: sistemas de operações de táxi aéreo, transporte de carga e entrega de mercadorias e equipamentos médicos, inspeção de infraestruturas, vigilância policial e apoio a serviços de emergência.
Neste âmbito, e através de diferentes exercícios de aplicabilidade em contexto real, o projeto visa explorar e demonstrar o contributo da mobilidade aérea urbana para descongestionar estradas, reduzir os acidentes de trânsito, reduzir o tempo das viagens, otimizar o transporte de pessoas e mercadorias, aumentar a flexibilidade e reduzir os níveis de poluição.
Com os dados obtidos através das simulações, será possível compilar informações valiosas e distribuí-las a autoridades como a Agência Europeia para a Segurança da Aviação, contribuindo para desenvolver e implementar leis e regulamentação na área da mobilidade aérea urbana.
Além do programa Horizonte 2020 da União Europeia, o projeto AMU-LED enquadra-se no SESAR, um projeto colaborativo que visa assegurar a modernização da gestão do tráfego aéreo na Europa, e na qual a mobilidade aérea urbana é um elemento-chave. Neste âmbito, prevê a criação de novos conceitos e regulamentos para projetar, estruturar e operacionalizar um sistema sustentável e interoperável dentro do atual modelo de tráfego aéreo.
Fonte: everis