Green Future-AutoMagazine

Opel apresenta o novo Combo 100% elétrico

Opel Combo-e Cargo

A Opel anunciou recentemente o lançamento da versão elétrica do comercial ligeiro Combo. Destinada aos profissionais que procurem um veículo zero emissões de características urbanas, especialmente para áreas metropolitanas onde as restrições podem limitar o acesso aos centros das cidades apenas a veículos de emissões zero, o modelo chega aos concessionários no outono de 2021.

O novo comercial elétrico da marca germânica encontra-se disponível em dois versões de carroçaria: o Combo-e de 4,40 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2.785 mm (possibilidade de transportar objetos com um comprimento máximo de 3.090 mm); e a variante XL, com 4,75 metros, uma distância entre eixos de 2.975 mm e um volume máximo de carga de 4,4 m3 (pode carregar objetos com um máximo de 3.440 mm de comprimento e conta com seis olhais de fixação no piso de carga, com a opção de quatro adicionais a meia altura.

Além das versões de transporte de mercadorias, com volumes e capacidades de carga líderes na sua classe, o furgão compacto 100% elétrico do fabricante alemão também possui uma versão mista, com cinco lugares.

Registando uma potência de 100 kW (136 cavalos) e 260 Nm de binário, o Combo-e foi idealizado para circuitos urbanos. Consoante a versão, este furgão elétrico acelera os 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 130 km/h.

Dependendo do perfil e condições de condução, o novo Combo-e pode alcançar uma autonomia máxima de 275 quilómetros (ciclo WLTP) com uma carga da bateria de iões de lítio de 50 kWh. Esta encontra-se localizada no piso do automóvel – entre os eixos dianteiro e traseiro – de modo a não comprometer a utilização da área de carga ou o habitáculo.

O Combo-e está preparado para uma variedade de infraestruturas e de opções de carregamento. Recorrendo a uma estação de carregamento pública DC de 100 kW, a carga da bateria atinge 80% em cerca de 30 minutos.

De acordo com Michael Lohscheller, CEO da Opel, “o Combo-e totalmente elétrico permitirá aos utilizadores de furgões compactos operar em áreas urbanas, com eles transportando a maior carga útil e rebocando o máximo de peso da sua classe. O Combo-e dá continuidade à expansão da nossa oferta de veículos comerciais ligeiros de emissões zero iniciada no final do ano passado com o Vivaro-e. Até ao final deste ano de 2021, com o lançamento do Movano-e, teremos toda a nossa gama de veículos comerciais eletrificada”.

Até 2024, a Opel pretende disponibilizar, pelo menos, uma versão eletrificada de cada modelo da sua gama de passageiros e de comerciais ligeiros.

Fonte: Opel