A Kia conquistou, em 2020, a quota de mercado mais alta de sempre na Europa, ano em que regista um dos maiores crescimentos homólogos. De acordo com dados da ACEA – Associação Europeia de Construtores de Automóveis, a quota de mercado da Kia passou dos 3,2% para os 3,5% durante o ano passado.
Os resultados de vendas mais recentes sublinham a importância crescente da gama de modelos eletrificados da Kia. Os grupos motopropulsores híbridos e elétricos continuam a representar uma área de crescimento muito importante para a marca coreana, com as viaturas eletrificadas a serem responsáveis por 25,5% do total das suas vendas na Europa em 2020, ou seja, mais de um em cada quatro automóveis.
Won-Jeong (Jason) Jeong, presidente da Kia Europa, refere: “2020 foi um dos anos mais difíceis a que alguma assistimos, tanto na Kia como na indústria automóvel de um modo geral. (…) Já no terceiro trimestre, assistimos ao nosso melhor desempenho de vendas de sempre, graças a uma conjugação da recuperação de procura e a crescente popularidade dos nossos modelos eletrificados. Ao longo dos meses de pandemia, conseguimos continuar a lançar modelos renovados ou novos, ao mesmo tempo que prosseguimos com o processo de eletrificação da nossa gama, no sentido de irmos ao encontro da crescente procura de grupos motopropulsores avançados”, acrescenta.
O aumento do interesse do público por motorizações eletrificadas avançadas veio reforçar os resultados da Kia. As vendas totais dos veículos híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos da marca subiram das 66.386 para as 106.466 unidades, um crescimento de 60,4% (modelos semi-híbridos não incluídos). No ano passado, a Kia ultrapassou pela primeira vez a fasquia dos 100.000 veículos eletrificados, o que significa que uma em cada quatro unidades da marca vendidas na Europa era total ou parcialmente movida a eletricidade.
O Niro, que inclui versões híbridas, híbridas plug-in e 100% elétricas, manteve-se como o campeão de vendas da Kia nos eletrificados. Este modelo passou a ocupar o segundo posto da tabela de vendas da gama da marca, com 77.498 unidades comercializadas (um acréscimo de 34,7% em relação a 2019).
O e-Soul 100% elétrico continuou também a sua trajetória ascendente, com vendas totais de 7.999 unidades, representando um aumento de 147,5% em relação a igual período do ano anterior. Com um total de 14.511 unidades comercializadas no ano passado, as estreantes versões híbridas plug-in da Ceed Sportswagon e do XCeed contribuíram fortemente para o aumento das vendas de eletrificados da marca.
No nosso país, a Kia acompanhou a tendência internacional, com as versões eletrificadas a representarem já cerca de um quarto do total das vendas da marca.
O XCeed PHEV é já o terceiro eletrificado da Kia, com 60 unidades vendidas em 2 meses, atrás da gama Niro, que lidera nas duas primeiras posições com. O Niro, de resto, mantem o seu bom desempenho: na versão HEV, ocupa o top 5 das vendas de híbridos em Portugal, contribuindo para que a Kia tenha fechado 2020 com uma quota de 3,4% do mercado nacional de híbridos. A gama de EV da Kia em Portugal (e-Niro e e-Soul) representa perto de 20% do total de vendas de eletrificados da marca.
2021 será um ano de transformação
A Kia revelou recentemente um novo logótipo e um novo slogan global, “que representam a sua ambição de ocupar um lugar de liderança na indústria da mobilidade do futuro, transformando todas as facetas do seu negócio”, de acordo com o comunicado da marca.
Won-Jeong Jeong prossegue: “A Kia que emerge em 2021 é uma empresa muito diferente. A nossa nova marca, logótipo e o slogan ‘Movement that inspires’ vão influenciar os nossos planos ao longo dos próximos anos. Começaremos pelo lançamento de um novo EV, que tem como base a nossa plataforma E-GMP, já este ano. Este modelo permitirá carregamentos rápidos, uma aceleração fluída e grande autonomia em modo exclusivamente elétrico. Estamos também a trabalhar no sentido de introduzirmos um conjunto de novos serviços de mobilidade sustentável para os nossos clientes, no âmbito da nossa transição de empresa fabricante de automóveis para empresa fornecedora de serviços de mobilidade”.
A marca vai lançar sete modelos elétricos a bateria (BEV) até 2027, em diversos segmentos. Construídos com base na nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), estes modelos estarão equipados com tecnologia líder, que lhes garantirá uma notável autonomia de condução e carregamentos ultra-rápidos, segundo a Kia.
O primeiro BEV com plataforma específica de última geração será apresentado no primeiro trimestre de 2021. Recorrendo à tecnologia E-GMP, este modelo apresentará um design inspirado nos crossovers, oferecerá uma autonomia de 500 quilómetros e um tempo de carregamento ultra-rápido inferior a 20 minutos. Será também o primeiro modelo destinado ao mercado global a apresentar o novo logótipo Kia.
Fonte: Kia