Green Future-AutoMagazine

Os primeiros double-deckers a hidrogénio já circulam na Escócia

Os primeiros quinze autocarros de dois andares movidos a hidrogénio já circulam nas estradas de Aberdeen, na Escócia.

Desenvolvidos pela empresa britânica Wrightbus, estes novos veículos de 60 lugares poupam um quilograma de CO2 por quilómetro percorrido, reabastecendo-se totalmente em menos de 10 minutos. Com a gestão a cargo da First Bus – um dos principais operadores de autocarros da Escócia – estes veículos silenciosos representam um passo significativo no combate às alterações climáticas.

“Todos na Wrightbus estão tremendamente orgulhosos de ver a primeira frota mundial de autocarros de dois andares a hidrogénio em serviço completo e a transportar passageiros pelas ruas de Aberdeen. Marca um momento crucial no compromisso da cidade em alcançar zero emissões”, disse o presidente da Wrightbus, Jo Bamford. “Veremos mais autocarros Wrightbus a hidrogénio em vários locais por todo o Reino Unido, com frotas cujo lançamento está previsto em Birmingham e Londres até final deste ano. É fundamental que outras vilas e cidades tomem nota do seu exemplo. O hidrogénio tem um papel importante a desempenhar na descarbonização dos transportes e na redução dos níveis de CO2 que precisamos de alcançar para assegurar um futuro zero”. concluiu.

Financiado pelo Conselho Municipal de Aberdeen, pelo governo escocês e pela União Europeia (FCH JU), o projeto representa um investimento de 9,4 milhões de euros. Existem ainda planos para que a cidade desenvolva, internamente, o seu próprio hidrogénio para utilização nos autocarros.

Em 2015, foi inaugurada na cidade a primeira estação de produção de hidrogénio e de reabastecimento de autocarros do Reino Unido, como parte de um projeto de demonstração de transportes verdes.