Green Future-AutoMagazine

Espanha testa táxis aéreos em 2022

A Enaire, autoridade de navegação aérea de Espanha, está a planear realizar, no próximo ano, voos de teste de táxis aéreos, que sobrevoarão as regiões de Santiago de Compostela e Barcelona.

Coordenados pela autoridade de navegação espanhola, estes voos, que terão o aeroporto da cidade galega como centro logístico, decorrerão em espaços abertos e irão transportar pessoas ou manequins.

De acordo com Angel Luis Arias, diretor-geral da Enaire, “é necessário transportar a mobilidade urbana para a terceira dimensão, o espaço aéreo, e temos de o fazer da forma mais eficiente e sustentável possível. A Enaire, na qualidade de empresa pública do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Urbanismo, está disposta a cumprir a sua missão de atrair e ajudar as empresas do setor privado, ou mesmo organismos públicos, que tenham interesse em permitir que o país se posicione na vanguarda do desenvolvimento e operação deste novo setor”.

A Tecnalia, centro de investigação e desenvolvimento espanhol, apresentou, em 2020, o protótipo de um táxi aéreo com possibilidade de transportar uma pessoa, ou carga, até 150 quilos, percorrendo uma distância total de 24 quilómetros. Apesar de ainda não ter sido revelada a aeronave que participará nas demonstrações de 2022, os candidatos mais prováveis são o Volocopter’s VoloCity ou o EHang’s 216 air taxi.

O Volocopter’s VoloCity é o projeto europeu desenvolvido há mais tempo, e tem como objetivo obter a certificação até 2025. Por seu turno, o EHang’s 216 air taxi, projeto chinês, já possui acordos com as cidades espanholas de Sevilha e Llíria para os programas piloto da UAM.