A BYD, em parceria com a maior companhia aérea do Japão, a All Nippon Airways (ANA), concluiu, no dia 12 de fevereiro, uma operação experimental de dez dias com um autocarro autónomo no Aeroporto Haneda, em Tóquio. Este é o primeiro autocarro autónomo da BYD testado e usado em cenários reais. O Aeroporto de Haneda torna-se também no primeiro aeroporto internacional do Japão a levar a cabo uma operação-piloto com veículos autónomos.
O autocarro, denominado BYD K9, pode transportar até 57 pessoas. Durante as operações de teste, a equipa do aeroporto realizou ensaios de condução autónoma próximos do Nível 3, numa área específica do aeroporto, para reúnir dados que os engenheiros utilizarão para melhorar as funções de condução autónoma e a eficiência operacional do veículo.
Realizado em conjunto pela ANA, BYD, BOLDLY e Advanced Smart Mobility, o projeto incluiu três fases de teste, entre 2018 a 2020. A ANA planeia iniciar as operações experimentais com passageiros ainda em 2021, e integrar o autocarro autónomo nas operações aeroportuárias diárias até 2025.
“Na ANA, estamos constantemente à procura de formas de aproveitar a tecnologia mais recente para melhorar as operações e a eficiência”, disse Masaki Yokai, vice-presidente sénior da ANA. “Além de representar um avanço significativo para os aeroportos, os autocarros autónomos totalmente elétricos levarão a menos emissões e à redução da pegada de carbono nos aeroportos. Estamos otimistas relativamente a estes testes, que nos darão as informações de que precisamos para continuar a melhorar estas tecnologias e permitirão à ANA manter a sua liderança em inovação autónoma”.
Liu Xueliang, diretor-geral de Vendas da BYD para a região Ásia-Pacífico, afirmou: “A BYD está muito honrada por se juntar à ANA na realização deste abrangente teste de condução autónoma no Aeroporto de Haneda. Acredito firmemente que esta cooperação quadripartida dará um excelente exemplo de uma aeroporto japonês inteligente e amigo do ambiente, para oferecer às pessoas uma experiência de viagem mais inteligente, segura e limpa, no futuro”.
A BYD tem vindo gradualmente a ganhar quota de mercado no Japão. Os autocarros BYD equipam as fortas de transportes públicos de várias cidades e territórios japoneses, como Quioto – a primeira cidade a receber autocarros da marca chinesa –, Tóquio, Nagasáqui, Okinawa, Fukushima, Iwate e Yamanashi.
Fonte: BYD