Green Future-AutoMagazine

Toyota desenvolve sistema modular de pilha de combustível

A Toyota apresentou um sistema modular compacto de pilha de combustível, com o início das vendas previsto já para a primavera de 2021. O novo produto será de utilização fácil numa ampla variedade de aplicações, nomeadamente a nível da mobilidade, como camiões, autocarros, comboios e navios, assim como em geradores estacionários.

A Toyota tem levado a cabo várias iniciativas na área do hidrogénio, destacando-se os modelos Toyota Mirai e o autocarro SORA, bem como a venda de sistemas FC (fuel cell) para empresas que utilizam esta tecnologia. O gigante nipónico permite também a utilização livre das suas patentes ligadas à tecnologia de automóveis a pilha de combustível.

Segundo a Toyota, estas experiências têm mostrado que existem muitas empresas, de vários setores, que procuram sistemas FC facilmente adaptáveis aos seus próprios produtos. Para atender a este mercado, a Toyota desenvolveu um produto que integra os componentes individuais do sistema FC da segunda geração do Toyota Mirai – a pilha de combustível, os componentes que controlam o fornecimento de ar e de hidrogénio, os sistemas de arrefecimento e controlo de potência – num único módulo compacto, disponível em quatro configurações: um tipo vertical (Tipo I) e um tipo horizontal (Tipo II), cada um com potências nominais de 60 kW ou 80 kW.

O novo módulo tem um intervalo de tensão amplo, de 400 a 750 V, e pode ser ligado diretamente a um bloco elétrico preexistente – motor, inversor e bateria, etc. – graças a um conversor FC dedicado que simplifica o desenvolvimento e produção de produtos com pilha de combustível.

A modularização do sistema melhora a conveniência: os quatro modelos podem ser combinados de acordo com a aplicação, adaptando-se de forma flexível ao nível de output e quantidade de espaço de instalação disponível. Por outro lado, elimina a necessidade da criação de designs para instalar individualmente os componentes relacionados com o sistema FC e as ligações entre componentes individuais.

O módulo foi projetado para funcionar em diferentes ambientes operacionais, garantindo que o sistema possa operar com baixas ou altas temperaturas, em maiores altitudes onde a atmosfera é mais rarefeita e em aplicações que envolvam vibração.

Para garantir a segurança na utilização do hidrogénio e de sistemas de alta tensão, foram implementados sistemas desenvolvidos para os veículos eletrificados, que asseguram que não ocorram fugas de hidrogénio e, no caso improvável de isto acontecer, garantir a deteção e paralisação imediatas.

Finalmente, a Toyota afirma ainda que as características do sistema, em que o humidificador foi eliminado através da circulação da água gerada dentro da pilha de combustível, permitem que o novo módulo tenha uma densidade de energia por unidade de volume “de classe mundial”. Os requisitos de manutenção do novo módulo são simples e pouco frequentes, ajudando a reduzir o custos totais ao longo do ciclo de vida do produto.

Fonte: Toyota