Green Future-AutoMagazine

Londres com frota de veículos elétricos para recolha de resíduos

A City of London Corporation será a primeira autoridade do Reino Unido a gerir uma frota de veículos totalmente elétricos para a recolha de resíduos.

Operados pela empresa Veolia, os veículos formarão a primeira frota de reciclagem e recolha de resíduos do Reino Unido com emissões zero. Perspetiva-se uma recolha aproximada de 20.000 toneladas de resíduos na Square Mile, durante os próximos seis anos.

Os novos camiões, de 18 e 26 toneladas, serão alimentados por baterias de iões de lítio, em vez de combustível diesel, e vão contribuir para uma redução contínua da poluição atmosférica na cidade através da reciclagem, recolha de resíduos, limpeza de ruas e operações de serviços auxiliares. Concebidos para ambientes urbanos de percursos curtos, os veículos podem realizar  um turno completo com uma única carga. As primeiras recolhas começaram ainda neste mês.

De acordo com Keith Bottomley, presidente do comité do ambiente da City of London, “estes novos veículos ajudarão a reduzir ainda mais a poluição atmosférica na cidade e a melhorar o ambiente. Os veículos da nossa frota emitiram cerca de 400 toneladas de CO2 em 2018-19, pelo que esta mudança de frota é de grande importância”.

Por sua vez, Pascal Hauret, diretor-geral da Veolia UK, indicou que “esta nova solução elétrica abre novas possibilidades para um ar mais limpo nas cidades, com o potencial de recarregar os veículos utilizando a eletricidade gerada a partir dos resíduos que transportam através de instalações de recuperação de energia”.

De forma combater o ar tóxico da cidade britânica, o município encontra-se a introduzir diversas medidas. Entre elas, está a reestruturação da primeira rua britânica de emissões zero, 24/7, em Beech Street e a transformação de certas espaços da Square Mile também em zonas não poluentes, até 2022.

Simultaneamente, o município anunciou que a sua aplicação CityAir informa os trajetos nos quais 35.000 londrinos poderão deparar-se com baixos níveis de poluição e a introdução da Lei de Redução de Emissões. Com esta lei, as autoridades locais terão novos poderes para combater a poluição do ar causada por caldeiras, máquinas de construção e geradores a diesel.

A Câmara Municipal londrina anunciou uma estratégia de ação climática, que fará com que a emissão de carbono da Square Mile se torne nula até 2040, dez anos antes dos objetivos governamentais. Como parte dos planos, o município, comprometeu-se a atingir emissões líquidas de carbono zero nas suas próprias operações até 2027 e 2040, em toda a sua cadeia de investimentos e fornecimento.