Green Future-AutoMagazine

Rolls-Royce e a companhia aérea Widerøe planeiam avião elétrico para 2026

A Rolls-Royce e o fabricante de aeronaves italiano Tecnam anunciaram uma nova parceria com a companhia aérea regional escandinava Widerøe para o desenvolvimento de um avião de passageiros totalmente elétrico.

Numa altura em que várias entidades e startups realizam testes de voos elétricos, a parceria entre a marca inglesa e a companhia aérea apresenta um projeto ambicioso, na qual pretendem que a aeronave elétrica esteja operacional até final de 2026. 

Num comunicado recente, as marcas indicaram a aeronave se destina ao mercado de passageiros, o que normalmente significa um avião com capacidade para até 19 pessoas. Este esforço é provavelmente um sinal do que o futuro aguarda, uma vez que a indústria aeronáutica global tem como meta alcançar emissões zero até 2050.

No ano passado, a Airbus anunciou uma nova iniciativa para o desenvolvimento de aeronaves de transporte de passageiros alimentadas a hidrogénio até 2030. Em paralelo, outros fabricantes de motores e fuselagens como a GE, a Honeywell e a Boeing também se encontram a investir em projetos alimentados por combustíveis alternativos.

A Widerøe não é a primeira companhia aérea europeia a colaborar com um fabricante de aviões elétricos. A companhia low-cost britânica EasyJet, constituiu uma parceria com a start-up norte-americana Wright Electric para o desenvolvimento de um avião comercial totalmente elétrico na próxima década.

Apesar das três empresas parceiras estarem otimistas, a engenharia básica das baterias torna difícil a projeção de um avião elétrico em grande escala, mesmo tendo-se registado o sucesso de alguns monomotores e protótipos. Segundo Rob Watson, diretor da Rolls-Royce Electrical, “a nossa colaboração fortalece os relacionamentos existentes com a Tecnam e a Widerøe, enquanto procuramos desenvolver o que é necessário para entregar uma aeronave totalmente elétrica para o mercado de passageiros e também demonstra as ambições da nossa empresa de ser o fornecedor líder de sistemas de energia e propulsão totalmente elétricos e híbridos em vários dos mercados da aviação”.