Green Future-AutoMagazine

Volvo produz os primeiros automóveis do mundo com aço livre de combustíveis fósseis

Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver

A Volvo planeia produzir os primeiros veículos do mundo a partir de aço produzido sem utilização de combustíveis fósseis, estando previstas já para o final deste ano as primeiras unidades.

A corrida para descarbonizar mais do que apenas as emissões de um veículo está em curso, com fabricantes de automóveis de todo o mundo a investigar e a investir em cadeias de produção isentas de combustíveis fósseis.

A Volvo assinou um acordo de colaboração com a gigante nórdica do aço SSAB, que verá as duas empresas trabalharem em conjunto na investigação, desenvolvimento, produção em série e comercialização dos primeiros veículos fabricados a partir de aço sem combustíveis fósseis.

A Volvo prometeu começar este tipo de produção já em 2021, como parte do objetivo da empresa de tornar o seu impacto ambiental neutro até 2050, em conformidade com o Acordo de Paris. Martin Lundstedt, CEO da Volvo, explica: “Isto significa que os nossos veículos e máquinas serão isentos de emissões, mas também iremos rever os materiais, como o aço, utilizados nos nossos produtos e mudar gradualmente para alternativas que não usem combustíveis fósseis na sua produção”. Lundstedt reconhece ainda que “este é um passo importante no caminho para transportes completamente neutros, do ponto de vista climático”.

A SSAB juntou-se a dois outros gigantes suecos, a companhia de eletricidade Vattenfall e a companhia mineira estatal LKAB, na iniciativa HYBRIT (Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology), um projeto para desenvolver um processo inovador de produção de que utiliza hidrogénio, em vez de carbono, na produção do ferro esponjoso utilizado posteriormente na produção de aço. A empresa prevê começar a comercializar aço livre de combustíveis fósseis em 2026.