Recentemente decorreu em Karachi – maior cidade do Paquistão e capital costeira da província de Sindh – uma operação experimental durante 15 dias, com um autocarro K9 totalmente elétrico. Este foi o primeiro de cem autocarros livre de emissões que o governo local pretende colocar nas estradas, ainda no presente ano.
Com mais de 16 milhões de habitantes, Karachi é um centro de transporte que liga o continente asiático a África e à Europa. Agora, conta com um autocarro verde, de 35 lugares de passageiros, para transportar os residentes numa viagem diária mais conveniente e limpa.
De acordo com Syed Awais Qadir Shah, Ministro dos Transportes de Sindh, “estamos muito entusiasmados em dar as boas-vindas ao primeiro autocarro totalmente elétrico do Paquistão. A operação teste do autocarro puramente elétrico foi bem-sucedida em Karachi e marca um passo importante para a eletrificação. Planeamos acrescentar 100 autocarros totalmente elétricos neste ano, na esperança de que o nosso sistema de transporte público seja capaz de popularizar os autocarros 100% elétricos no futuro.”
Discurso de Syed Awais Qadir Shah, Ministro dos Transportes de Sindh na inauguração.
Os cidadãos locais receberam com entusiasmo a novidade. O K9 é sinónimo de uma deslocação mais inteligente, segura e ecológica, por enquanto apenas na cidade de Karachi, mas tal como assegura Chaudhry Fawad Hussain, Ministro da Ciência e Tecnologia do Paquistão, espera-se que os governos locais vizinhos também adotem a ideia e contribuam, assim, para um serviço público de transporte mais verde e sustentável.
A BYD, sediada na China, é a responsável pela produção deste autocarro elétrico, encontrando-se há muito comprometida com a promoção da eletrificação nos transportes públicos, a nível global.