Green Future-AutoMagazine

Novo Mercedes-Benz EQB

Mercedes-EQ, EQB, 2021; Edition 1, Farbe digitalweiß, Interieur: nevagrau; EQB 350 4MATIC (Stromverbrauch kombiniert: 16,2 kWh/100 km; CO2-Emissionen kombiniert: 0 g/km) // Mercedes-EQ, EQB, 2021; Edition 1, digital white, interior: neva grey; EQB 350 (combined power consumption: 16.2 kWh/100 km, combined CO2 emissions: 0 g/km)

Enquanto os primeiros modelos EQA e EQS chegam aos concessionários Europeus, o novo EQB, específico para o mercado chinês, é apresentado em Xangai, onde será lançado como um modelo topo de gama, totalmente equipado com Linha AMG e uma potência de 215 kW.

Na Europa, logo desde o lançamento, os clientes poderão escolher entre várias versões com tração dianteira, tração integral e vários níveis de potência, alguns superiores a 200 kW.

A capacidade de armazenamento de energia útil das baterias do EQB para a Europa é de 66,5 kWh. A bateria está instalada numa estrutura construída através de um processo de extrusão e possui uma proteção que evita a perfuração da sua unidade de armazenamento por objetos estranhos.  

O novo EQB partilha a avançada tecnologia de propulsão com o EQA e herda a longa distância entre eixos (2.829 milímetros), o interior espaçoso e variável e a terceira fila de bancos do SUV compacto GLB.

Relativamente ao design, o EQB caracteriza-se pela contínua faixa de luz nas secções dianteira e traseira, já familiar nos modelos elétricos Mercedes.

No interior, o condutor tem à sua disposição um Cockpit Panorâmico, com controlo e indicação através do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Destacam-se também elementos tubulares com visual em alumínio, aplicados nos manípulos das portas, na consola central e no tablier no lado do passageiro dianteiro.

Em função do estado de carga e da temperatura da bateria de alta tensão, o EQB pode ser carregado num posto de carregamento com uma potência máxima de até 100 kW. A um nível de carga de 10%, o tempo de carregamento da bateria é ligeiramente superior a 30 minutos para atingir os 80%.

Para realizar carregamentos com corrente alternada ou corrente contínua, o EQB está equipado de série para a Europa e para os EUA com uma ficha CCS (Combined Charging Systems – Sistemas de Carregamento Combinados) no painel lateral direito. Na China é utilizada uma solução de carregamento com tomadas nos painéis laterais direito e esquerdo, e os tempos de carregamento poderão ser diferentes quando comparados com os da versão Europeia.

O EQB está ainda equipado com sistemas inteligentes de assistência à condução. Dispõe do Assistente Ativo de Faixa de Rodagem e do Assistente Ativo de Travagem. Este último tem a capacidade de prevenir uma colisão ou reduzir a sua severidade com uma travagem autónoma. Graças ao aperfeiçoamento das funções  do Pack Driving Assistance, o modelo EQB inclui também a função de manobra de desvio, a função de aviso de saída que alerta o condutor sobre ciclistas ou veículos em aproximação e ainda um aviso quando são detetados pedestres na proximidade de passadeiras.

O SUV compacto EQB será o primeiro modelo totalmente elétrico produzido em série na fábrica da Hungria, construída para operar, desde o início, como instalação neutra em emissões de CO₂.

O lançamento deste SUV compacto no mercado na China está previsto para este ano, seguindo-se a Europa e os EUA.