A Universal Hydrogen anunciou a angariação de 20,5 milhões de dólares, para acelerar o desenvolvimento da sua rede logística de hidrogénio e dos seus kits de conversão para aviões regionais, permitindo também a expansão das atividades comerciais da empresa.
A empresa americana, fundada por Paul Eremenko, John-Paul Clarke, Jon Gordon, e Jason Chua, veteranos da aviação, está a desenvolver uma rede de distribuição de combustível que liga a produção de hidrogénio diretamente ao avião, usando cápsulas modulares que são transportadas nas redes viárias já existentes, evitando, assim, a necessidade de novas infraestruturas de de transporte e armazenamento.
Para acelerar a adoção da tecnologia por parte do mercado, a empresa está também a desenvolver equipamentos para reequipar aviões regionais já existentes, de 40-60 passageiros, com um motopropulsor alimentado por célula de combustível a hidrogénio.
Os primeiros voos comerciais estão previstos até 2025, com custos de operação equivalentes aos aviões convencionais, com previsão de rápida descida dos preços.
Para Paul Eremenko, Universal Hydrogen cofundador e CEO, “a descarbonização a curto prazo da aviação regional [é] o primeiro passo que coloca a indústria no caminho para cumprimento das metas de emissões estabelecidas no Acordo de Paris”, e acrescentou que “o hidrogénio é, hoje, o único combustível viável para se alcançar as emissões zero reais na aviação comercial”.
O objetivo é diminuir o risco de decisão de companhias aéreas como a Boeing, Airbus e COMAC no desenvolvimento de um avião movido a hidrogénio. Para isso, a Universal Hydrogen tornará o hidrogénio económico e universalmente disponível em aeroportos e trabalhará com reguladores para desenvolver certificações e padrões de segurança apropriados.