A primeira estação de carregamento ultrarrápida para comboios ligeiros foi instalada no centro de testes dedicado da Furrer + Frey GB, em Dudley, Reino Unido. Nesta estação, os veículos VLR poderão recarregar as baterias de forma wireless (sem fios), em paragens programadas de 3 minutos.
O carregador OpBrid multifuncional da Furrer + Frey já é utilizado em Espanha e na Holanda para autocarros elétricos, mas o novo software desenvolvido pela sucursal britânica da empresa suíça permite que o carregador suporte comboios ligeiros e autocarros.
Noel Dolphin, Diretor Executivo da Furrer + Frey no Reino Unido, afirma: “Estamos muito satisfeitos em construir nossa longa história de eletrificação ferroviária com esta solução de carregamento mundial para combiois ligeiros. Com a configuração correta, a unidade funcionará em autocarros, camiões de lixo ou até mesmo ferrovias pesadas – ajudando-nos a enfrentar a emergência climática”.
A Furrer + Frey tem como objetivo fabricar as estações de carregamento no Reino Unido, sendo que o novo carregador é construído com aço de Newport e o software desenvolvido na sua sede em Derby.
Um protótipo, o Coventry VLR, foi já desenvolvido e em breve passará por testes extensivos usando o carregador e os percursos no Very Light Rail National Innovation Center (VLRNIC), em Dudley. Os primeiros serviços VLR poderão estar ativos em Coventry em 2025.
A notícia chega depois de o primeiro-ministro do Reino Unido confirmar que o governo britânico vai consagrar o sexto orçamento de carbono na lei, exigindo que as emissões de CO2 caiam 78 por cento até 2035, relativamente aos níveis de 1990.
O anúncio vem, assim, apoiar os esforços globais de descarbonização no setor de transportes públicos.
Imagem: ©John Zammitt