Green Future-AutoMagazine

Empresa australiana desenvolve sistema de troca de baterias em camiões

A indústria de camiões da Austrália caminha no sentido da eletrificação com um desenvolvimento recente que promete impulsionar este processo.

O projeto desenvolvido pela empresa Janus Electric tem como objetivo eletrificar a indústria dos camiões, sem depender de infraestruturas alimentadas por bateria recarregável. Assim, a empresa desenvolveu um sistema de substituição de baterias que elimina a necessidade de longo tempo de recarga, permitindo que as baterias sejam trocadas em três minutos.

Bevan Dooley, co-fundados da Janus Electric, e o diretor geral, Lex Forsyth, descrevem esta tecnologia inovadora como uma reviravolta na indústria dos transportes, a nível global.

O sistema de troca de baterias da empresa australiana está atualmente projetada para Class 8 Prime Movers e, embora as baterias de íon-lítio que medem cerca de 2 metros por 1,2 metros rondem os 120.000 dólares australianos cada (cerca de 77.500 euros), a empresa desenvolveu um negócio de aluguer, com o objetivo de reduzir o investimento inicial das empresas.

Estima-se que as grandes baterias forneçam entre 400 e 500 quilómetros de autonomia por carga, enquanto algumas aplicações menores provavelmente serão capazes de atingir os 600 quilómetros.

A empresa de camiões Linfox parece ter entendido as vantagens que a transição para camiões elétricos pode trazer para os seus negócios e é uma das primeiras a testá-los na Austrália.

Outros fabricantes líderes de camiões, como Scania, Mercedes-Benz e Volvo, têm também planos para eletrificar a sua oferta de camiões, estando alguns projetos já em fase de testes.