Green Future-AutoMagazine

Novo design de motor promete revolucionar a indústria dos veículos elétricos

Uma startup israelita revelou um novo motor elétrico que promete um melhor desempenho para os veículos elétricos e com custos mais baixos de produção.

O motor elétrico desenvolvido pela empresa EVR Motors é baseado numa nova topologia designada TSRF (Trapezoidal Stator Radial Flux). De acordo com os testes da entidade, o novo motor tem menos de metade do tamanho e é mais leve do que os motores RFPM (Radial Flux Permanent Magnet) de última geração com potência semelhante já existentes.

Opher Doron, CEO da EVR Motors, orgulha-se de terem conseguido “melhorar o design básico do motor elétrico, que permaneceu praticamente o mesmo nas últimas décadas, mantendo as vantagens tradicionais dos motores de fluxo radial”

A EVR Motors pode adaptar a solução TSRF à maioria dos veículos, quer sejam veículos de duas rodas, automóveis e/ou camiões, quer sejam veículos elétricos ou híbridos. Isto é possível graças à voltagem compreendida entre os 48 V e os 800 V, adequada para diferentes níveis de potência e para uma ampla faixa de velocidades.

A transformação da indústria colocou uma enorme pressão sobre os fabricantes de automóveis para combinar o desempenho e o custo do motor de combustão interna com motores pequenos, leves e de preços competitivos. Doron afirma que os “nossos motores pequenos e leves fornecerão aos fabricantes de veículos um desempenho aprimorado, aumentando a flexibilidade de instalação e reduzindo os custos.”

A empresa israelita conduziu recentemente testes num motor de tração protótipo projetado para veículos elétricos de duas e três rodas. O motor refrigerado a ar conseguiu o melhor pico de potência da classe de 17 kW e 40 Nm de binário, a partir de um volume de 2 litros – pesando apenas 9 quilogramas –, superando de longe outros pequenos motores de fluxo radial. Versões adicionais do motor serão testadas nos próximos meses, incluindo versões com diferentes tensões, versões refrigeradas a líquido e versões baseadas em íman de ferrite.

Paralelamente, estão em desenvolvimento motores de maiores dimensões, adequados a veículos comerciais e de passageiros convencionais.

A EVR espera que a sua nova arquitetura de motorização seja adaptada a uma ampla gama de veículos em cooperação com os fabricantes automóveis. A introdução deste novo motor no mercado está prevista ainda para o presente ano.