O Ministério dos Oceanos e Pescas da Coreia do Sul anunciou que o país desenvolverá a primeira plataforma completa de testes do mundo para sistemas alternativos de propulsão marítima, incluindo aplicações elétricas e de hidrogénio.
O projeto é apoiado por um investimento de cerca de 26 milhões de euros e deve estar concluído até 2025, contando com o Instituto Marítimo da Coreia e o Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia como parceiros de pesquisa.
Após a Organização Marítima Internacional (IMO) ter imposto regulamentos mais estritos sobre a emissão de gases de efeito de estufa e a implementação do próximo Sistema de Comércio de Emissões da UE (EU-ETS), as autoridades coreanas afirmam que os mercados marítimos globais precisam de mudar as formas tradicionais e existentes de propulsão para opções mais ecológicas.
Gu Do-yung, diretor do Ministério dos Oceanos e Pescas espera que “este projeto melhore muito as condições para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas relacionadas com embarcações”, anunciando também o comprometimento da Coreia do Sul no desenvolvimento de cidades neutras em carbono.
Com o projeto definido para começar já este mês, os institutos de pesquisa promoverão o desenvolvimento de tecnologias práticas através da construção de uma plataforma de teste ecológica juntamente com o desenvolvimento de combustíveis mistos de GNL-amoníaco para navios.
Ao lado da plataforma, existem planos para um centro de teste e pesquisa de 5.000 m2 no Porto Sul de Mokpo. Após a conclusão do projeto em 2025, empresas de transporte marítimo sustentável e institutos de investigação poderão testar as sua próprias tecnologias no local.