Green Future-AutoMagazine

114,5 milhões para modernizar o Metro de Lisboa

O consórcio integrado pela Siemens Mobility e Stadler ganhou um contrato no valor de 114,5 milhões de euros para fornecer um sistema de sinalização de última geração e uma nova frota de carruagens modernas ao Metropolitano de Lisboa.

A Stadler fornecerá 14 carruagens triplas, desenhadas com uma metodologia modular para facilitar a manutenção. A sua carroçaria de aço inoxidável proporciona um baixo peso e uma grande resistência, e cada lado da carruagem terá três portas duplas, possibilitando a entrada e saída dos passageiros, de forma rápida e simples. 

Os veículos têm 49,6 metros de comprimento e 2,78 metros de largura. Estão equipados com 90 assentos – dois para Pessoas de Mobilidade Reduzida –, dispostos numa configuração longitudinal, permitindo uma capacidade para 450 pessoas.

Ansgar Brockmeyer, Vice-Presidente Executivo de Marketing e Vendas do Grupo Stadler não esconde o entusiasmo e orgulho por “ter a oportunidade de, em parceria com a Siemens Mobility, apoiar o Metropolitano de Lisboa nos seus esforços de modernização da frota. Este novo contrato corrobora o êxito da nossa estratégia e posiciona-nos como uma referência mundial no fornecimento de soluções para uma mobilidade urbana sustentável”.

Por sua vez, a Siemens Mobility instalará o seu sistema Communications-Based Train Control (CBTC), Trainguard MT, em 70 unidades da atual frota do Metro de Lisboa e nas novas 14 unidades fornecidas pela Stadler nas linhas Azul, Amarela e Verde, substituindo os atuais equipamentos. Esta tecnologia fornece informação em tempo-real da posição do veículo e condições de velocidade operando no princípio de cantão móvel, permitindo aos operadores do Sistema o aumento seguro do número de veículos por linha e, consequentemente, mais passageiros. 

Para Andre Rodenbeck, CEO da Unidade de Negócio Infraestruturas Ferroviárias da Siemens Mobility “a instalação do sistema CBTC da Siemens aumentará a disponibilidade, fiabilidade e eficiência do serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa, cumprindo com os elevados padrões de qualidade e segurança requeridos pelo operador”.

O contrato inclui a capacitação técnica para a operação e manutenção, bem como a manutenção preventiva e corretiva de todo o equipamento durante os primeiros três anos, assim como o fornecimento de peças de substituição e consumíveis necessários para a manutenção preventiva durante os dois anos seguintes. O período de entrega estabelecido é de 77 meses, com a colocação ao serviço prevista para agosto de 2027.

Este sistema de controlo automático de comboios mais amplamente implementado no mundo e está atualmente em utilização em Singapura, Turquia, Brasil, Espanha e China.