Green Future-AutoMagazine

Audi vai abrir estações de carregamento ‘premium’

Audi charging hub

A Audi planeia aumentar os seus esforços na mobilidade elétrica até 2025 com uma ampla gama de mais de 20 modelos totalmente elétricos.

A ofensiva elétrica da Audi está a ganhar velocidade e, pela primeira vez, mais de metade dos modelos introduzidos em 2021 são eletrificados. A par do número crescente de modelos elétricos, aumentam também os requisitos para a infraestrutura de carregamento.

A chave para o seu sucesso e o ponto crucial dessa transformação é a disponibilidade de infraestruturas de carregamento. Por isso mesmo, a Audi está a trabalhar num conceito flexível e modular de carregamento rápido premium para veículos elétricos, uma solução para atender às exigências do futuro.

O conceito exige estações de carregamento de alta potência (HPC) que podem ser reservadas com antecedência para fornecer segurança no planeamento de viagens. Uma área de lazer próxima proporcionará um lugar conveniente para passar o tempo.

A base do centro de carregamento da Audi é formada por cubos – contentores flexíveis que cumprem vários requisitos técnicos e alojam os pilares de carregamento, assim como as baterias de ião lítio usadas para armazenamento de energia. A utilização de módulos de segunda vida, provientes de veículos elétricos abatidos dá às células das baterias um novo propósito sustentável e proporciona também vantagens no armazenamento auxiliar para corrente contínua, sendo assim dispensáveis infraestruturas complexas com linhas de alta tensão e transformadores dispendiosos.

Graças a uma enorme capacidade de armazenamento temporário – cerca de 2,45 MWh – as seis estações de carregamento, que têm uma saída de carga de até 300 kW, precisam apenas de uma ligação de alta tensão padrão de 400 volts. Painéis fotovoltaicos no telhado fornecem energia verde adicional. Desta forma, o hub pode ser facilmente transportado, instalado e adaptado à sua localização específica, independentemente, em grande medida, da capacidade da rede local.

Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi AG afirma que este centro de carregamento está em sintonia com a ambição da empresa alemã para a era da mobilidade elétrica e destaca o compromisso da Audi com a descarbonização, acrescentando ainda que “um centro de carregamento HPC flexível de alto desempenho como este não exige muito da rede elétrica local e usa um conceito de bateria sustentável. Os nossos clientes beneficiam de várias formas: desde a capacidade de fazer reservas exclusivas, uma área de lounge e tempos de espera curtos graças ao carregamento de alto desempenho. Isso é consistente com o conceito premium“.

O Audi e-tron GT, por exemplo, atinge uma capacidade de carga de até 270 kW, permitindo que carregue energia suficiente para até 100 quilómetros em apenas cinco minutos. Para tornar a espera uma experiência “verdadeiramente premium“, os clientes terão à sua disposição um espaço com vários equipamentos e serviços para fazer da paragem de carregamento uma experiência agradável.

A procura de uma localização na Alemanha para o projeto piloto do centro de carregamento da Audi está em curso, com a entrada em operação prevista para o segundo semestre do ano. Hoffmann esclarece que “o foco deste projeto está ligado às necessidades dos nossos clientes”. 

O plano para a fase piloto também prevê que os condutores de automóveis de outras marcas possam usar estações de carregamento abertas e não reservadas, bem como partes do espaço de lazer e repouso.