Green Future-AutoMagazine

Japão trabalha em legislação para regulamentar a utilização de ‘carros voadores’

O futuro chegou e com ele surgem os VTOL (vertical take-off and landing), aeronaves que descolam e aterram verticalmente, sem necessidade de uma pista, levando o Japão a trabalhar numa nova legislação que permita passageiros viajarem neste tipo de veículos na Exposição Mundial em Osaka, em 2025. 

O governo japonês espera que os ‘carros voadores’ sejam lançados em grande escala nas áreas urbanas até 2030 e pretende usar a exposição para promover a tecnologia de ponta e facilitar o caminho para sua adoção no quotidiano.

Estes veículos inovadores são uma opção de transporte conveniente para a área que rodeia Yumeshima, a ilha artificial onde a Expo Osaka será realizada. A exposição deve apresentar modelos tripulados e não tripulados de vários fabricantes, que os participantes podem ter a oportunidade de experimentar.

No entanto, estes veículos são legalmente classificados como aeronaves no Japão e exigirão uma nova legislação para permitir a sua operação. Por esta razão, um grupo de trabalho público-privado começará, já em junho, a traçar um plano sobre o uso dos veículos no evento, incluindo regras detalhadas sobre plataformas de lançamento e a altura máxima que os carros podem atingir.

Os VTOL são considerados uma parte crucial para aliviar o congestionamento urbano. Poderão ser usados ​​como táxis aéreos para transportar passageiros entre cidades, no turismo e o Japão prevê usar estes veículos, principalmente, para o transporte de carga a partir de 2023. 

A notícia pode soar a novidade, mas a verdade é que já há outros países que deram passos significativos no desenvolvimento de ‘carros voadores’, como é o caso do Estados Unidos e da China, que até já iniciou a construção de uma instalação de produção em massa deste tipo de veículos.