Green Future-AutoMagazine

Tesla e Fastned abrem ‘Energy Superhub’ no Reino Unido

A Tesla e a Fastned, uma rede de carregamento holandesa, estão a criar uma grande estação de carregamento – Energy Superhub – em Oxford, no Reino Unido.

Os proprietários de modelos Tesla tendem a utilizar apenas as estações de carregamento da marca. Por esta razão, a Fastned tentou apelar, desde o início, aos condutores de automóveis da amrca norte-americana, adicionando adaptadores Tesla CHAdeMO às suas estações.

Agora que a Tesla usa o padrão CCS na Europa, a cooperação é ainda mais fácil, e a Fastned abriu uma estação de carregamento rápido gigante na Alemanha, no ano passado. Seguindo o mesmo conceito, as duas empresas anunciaram agora um novo Energy Superhub em Oxford.

As empresas anunciaram que a estação Fastned terá até 14 carregadores rápidos e 12 super-rápidos Tesla no local. Será um dos centros de carregamento de veículos elétricos mais potentes da Europa, com até 10 MW de energia disponível e possibilidade de expansão futura. Esta estação é a primeira de uma série de outras semelhantes planeadas no Reino Unido. A abertura está prevista para o final de 2021.

Michiel Langezaal, CEO da Fastned, comentou sobre o novo anúncio: “A nossa missão é acelerar a transição para a mobilidade elétrica, dando liberdade aos utilizadores de VE, quando estes sabem que o carregamento rápido e conveniente é omnipresente. O Energy Superhub Oxford é uma grande iniciativa das autoridades municipais que nos ajuda a trabalhar nesse sentido. Precisamos de centenas mais e, portanto, continuaremos a envolver-nos com proprietários de terras e parceiros como a Pivot Power em todo o Reino Unido”. 

A Fastned já implantou 137 estações de carregamento rápido na Europa e Langezaal reconhece que “as grandes estações são a única maneira de fornecer capacidade de carregamento para o número exponencialmente crescente de VEs que chegam às nossas estradas”.

Quanto à Tesla, a rede de Supercharger da fabricante atingiu recentemente a marca de 25.000 Superchargers instalados em mais de 2.700 estações em todo o mundo.