A BMW apresentou, num evento digital, tudo sobre os dois novos veículos elétricos da marca: o BMW iX chega a Portugal ainda este ano e o BMW i4 é esperado no início de 2022.
O BMW i4 é o primeiro Gran Coupé puramente elétrico da marca alemã e foi desenvolvido com um enfoque específico na dinâmica de condução.
A partir de fevereiro do próximo ano, estarão disponíveis em Portugal duas variantes do modelo: BMW i4 M50, cujo consumo de energia elétrica combinado é de 24-19 kWh/100 km no ciclo de teste WLTP. Tem um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro que fornecem uma potência combinada de 544 cavalos. A bateria oferece uma autonomia até 510 quilómetros no ciclo WLTP. O preço de venda a público recomendado em Portugal para esta versão é de 71.900 euros.
O novo BMW i4
A outra variante é o BMW i4 eDrive40, com consumo de energia elétrica combinado de 20-16 kWh/100 km no ciclo WLTP. Um motor elétrico único colocado no eixo traseiro debita 340 cavalos e a autonomia máxima, de acordo com o ciclo WLTP, é de 590 quilómetros. Relativamente ao preço, esse ronda os 60.500 euros em Portugal.
O anúncio, por parte da marca alemã, contempla também o BMW iX que, conforme anunciado, está pronto para a produção em série e deve chegar às estradas portuguesas já em novembro de 2021.
O BMW iX é uma nova abordagem do conceito Sports Activity Vehicle (SAV) e foi concebido de raiz para a mobilidade elétrica. Tem inovações nas áreas da condução automatizada, conectividade e serviços digitais, que se traduz numa experiência de mobilidade premium neste segmento.
Este modelo elétrico terá, também, duas versões disponíveis, ambas equipadas com sistema elétrico de tração integral.
O BMW iX
Uma das versões é o BMW iX xDrive50 com consumo de energia elétrica combinado no ciclo WLTP de 23-19,8 kWh/100 km e com uma potência de 523 cavalos. A autonomia chega até aos 630 quilómetros. O preço de venda a público recomendado em Portugal é de 107.000 euros.
A outra variante do modelo é o iX xDrive4. Tem um consumo de energia elétrica combinado no ciclo WLTP de 22,5-19,4 kWh/100 km e uma potência de 326 cavalos. A sua autonomia atinge os 425 quilómetros. Em Portugal, o preço é de 89.150 euros.
Foi ainda anunciado o lançamento da versão BMW iX M60 em 2022.
Reforçando o posicionamento da marca na área da sustentabilidade, ambos os veículos serão produzidos com recurso a energia verde, privilegiando energias renováveis e materiais reutilizados.