A Page-Roberts revelou o conceito de um veículo elétrico cujo design patenteado permite um alcance superior em cerca de 30% utilizando uma bateria de tamanho equivalente às atuais disponíveis no mercado.
Até agora, os fabricantes de EV têm colocado as baterias sob o piso, uma maneira conveniente de integrar um sistema de acumulação de energia que permita que os veículos tenham uma autonomia aceitável. As desvantagens são a altura adicional do veículo, o peso, as complexidades estruturais da carroçaria e a distância entre eixos que, frequentemente, tem de ser aumentada.
A inovação da Page-Roberts passa pelo posicionamento da bateria entre os assentos da primeira fila e de uma segunda fila de assentos voltados para trás. Esta disposição é muito mais compacta do que os designs de veículos elétricos padrão no mercado e oferece potencial para um veículo mais aerodinâmico e mais baixo, com uma distância padrão entre eixos. O veículo resultante será mais leve, mais ágil e até 30% mais eficiente.
O fundador e CEO da marca norte-americana, Freddy Page-Roberts, afirma que “simplesmente, ao mover a bateria, chega-se a uma solução muito mais eficiente”, salientando ainda que a escala reduzida significa que os custos de fabrico são até 36% mais baixos.
Mark Simon, CTO da Page-Roberts, lembra que “os desafios em torno do custo da bateria e densidade de energia, juntamente com o alcance e a infraestrutura de carregamento, continuam a travar o progresso dos EVs”, mas sublinha que o conceito da Page-Roberts “reduz custos, aumenta a eficiência, aumenta a agilidade e oferece liberdade de design. A eficiência traduz-se em menos tempo de carregamento, portanto, a pressão nos pontos de carregamento – outro ponto importante para a indústria – também será reduzida”.
Este novo design da Page-Roberts é particularmente adequado para EVs pequenos, para os quais há uma procura muito forte, apesar da maioria dos fabricantes concentrarem a sua atenção em SUVs maiores. A ausência de baterias sob o piso também oferece grande liberdade de design, com potencial para produzir modelos de altura mais baixa, oferecendo uma solução única para veículos de quatro lugares elegantes e desportivos.