Green Future-AutoMagazine

Solução da Michelin para auxiliar a descarbonização das operações marítimas

No último evento Movin’On da Michelin, o fabricante de pneus revelou a WISAMO (Wing Sail Mobility) – uma vela insuflável telescópica e automatizada que pode ser instalada em navios porta-contentores e em pequenas embarcações de recreio.

Esta é uma das visões de sustentabilidade da Michelin. A vela insuflável aproveitará o vento – uma fonte de propulsão gratuita, universal e infinita – para vários navios, incluindo embarcações de carga, tal como Michel Desjoyeaux, capitão de renome mundial e embaixador do projeto, explicou: “a propulsão eólica oferece um caminho muito promissor para melhorar o impacto ambiental dos navios mercantes”. 

Com a instalação do sistema de propulsão insuflável, espera-se que as embarcações reduzam o consumo de combustível e as emissões de CO2, resultando num menor impacto no meio ambiente durante as operações. As aplicações mais adequadas para a vela insuflável incluem navios graneleiros e petroleiros. A tecnologia pode ser instalada em navios recém-construídos ou adaptada a navios atualmente em serviço. A Michelin estima que o sistema pode melhorar a eficiência de combustível de um navio em até 20%.

A enorme vela insuflável pode ser utilizada em qualquer rota de navegação. e provou ser eficaz em diferentes pontos de vela, especialmente em barlavento, quando a vela está recolhida. O mastro telescópico é projetado para ser retrátil, permitindo que os navios entrem nos portos e passem por baixo das pontes com facilidade.

O sistema WISAMO será instalado pela primeira vez num navio mercante em 2022, e a produção do sistema insuflável seguirá após a conclusão de uma fase de teste.