Green Future-AutoMagazine

Utilizadores de EV viajam mais do que os condutores de gasolina e diesel

Um estudo feito pela Nissan revelou que os condutores de veículos elétricos europeus viajam, em média, mais 630 quilómetros do que os europeus que conduzem veículos com motor de combustão interna. 

O estudo mostra que, anualmente, são percorridos cerca de 14.200 quilómetros por veículos elétricos, em média, enquanto os veículos a combustão percorrem 13.600 quilómetros.

Arnaud Charpentier, vice-presidente de Estratégia de Produto e Preços, Nissan AMIEO, declara que “esta pesquisa reitera que a condução elétrica não é apenas uma opção inteligente benéfica para o meio ambiente, mas também uma escolha divertida, emocionante e conveniente para os proprietários. Não é nenhuma surpresa que as pessoas agora conduzem EV em maiores distâncias do que carros a combustão. Estamos confiantes de que com mais EV na estrada dissipando mitos, a ansiedade de alcance ficará no passado”.

A maioria (69%) dos condutores de veículos elétricos está feliz com a infraestrutura de carregamento atualmente disponível. Da mesma forma, quase um quarto (23%) afirma que o mito mais comum sobre a condução de EV é que a infraestrutura de carregamento atual não é suficiente.

Quase metade (47%) dos condutores de veículos a combustão afirma que a principal vantagem de um carro a gasolina ou diesel é a maior autonomia. Da mesma forma, a maioria dos proprietários de veículos a combustão (58%) disse que a sua maior preocupação é a baixa autonomia dos EV.

Uma exploração mais aprofundada dos fatores que convenceriam os condutores a mudar revela que 38% dos motoristas têm no alcance o maior fator de atração. No entanto, apesar desses resultados, aqueles que já se converteram ao carro elétrico neutralizam esses medos com segurança. Cerca de 70% dos condutores de EV notam que a sua experiência em termos de autonomia e alcance foi melhor do que esperavam, salientando que o alcance não deve ser um fator de dissuasão para a mudança para um EV.

A pesquisa também revela uma forte desconexão em torno do carregamento e da infraestrutura dos motoristas de EV que atualmente utilizam as instalações, e a impressão dos motoristas de ICE que ainda não se beneficiaram deles, destacando pontos de vista totalmente diferentes: cerca de 56% dos condutores a combustão não consideram um EV porque acreditam não haver pontos de carregamento suficientes, 56%  aponta o preço mais elevado e  48% sugere que não há infraestruturas públicas de carregamento suficientes.

No entanto, para mais de um quarto dos motoristas de EV, os fatores mencionados acima são os maiores mitos da mobilidade elétrica.