A Continental está a expandir a sua quota de mercado no segmento dos pneus para veículos totalmente elétricos e já recebeu aprovações de equipamento para mais de 40% dos modelos de carros de passageiros e SUVs totalmente elétricos produzidos na Europa.
Andreas Schlenke, criador de pneus da Continental, sublinha que “não há apenas um pneu para todos os veículos elétricos”, pois “são necessários pneus com configurações personalizadas para cada tipo de veículo” e já existem modelos totalmente elétricos em quase todos os segmentos de automóveis. Por isso, a Continental trabalha para poder satisfazer os “requisitos de todos os veículos elétricos e, ao mesmo tempo, reduzir de forma sustentável as emissões dos veículos de combustão”, afirma Schlenke.
De acordo com a Continental, os pneus representam até 20 por cento da resistência total enfrentada por um veículo e a baixa resistência ao rolamento é um requisito essencial nos carros elétricos focados numa condução eficiente. Ao desenvolver o EcoContact 6, a Continental foi capaz de reduzir a resistência ao rolamento em 15% em comparação com o modelo anterior.
“O desenvolvimento de pneus é sempre um conflito técnico de objetivos”, explica Schlenke. “Por exemplo, uma alta resistência ao rolamento pode resultar numa maior segurança, mas também num maior consumo de energia. Aqui reside a habilidade dos nossos engenheiros para melhorar ambas as dimensões ao mesmo tempo”.
Também no segmento dos SUVs, a gama de veículos elétricos está a aumentar. Os pneus Continental são montados em mais de um terço de todos as carrinhas totalmente elétricas produzidas na Europa, com um total de nove modelos diferentes de pneus – pneus de verão e all season.