A EDP, através da EDP Produção, vai entregar viaturas a instituições de ação social e sem fins lucrativos em municípios onde a empresa possui centros de produção de energia, incluindo os territórios onde deixou de ter atividade.
Esta ação faz parte de um programa de investimento social em várias regiões e com o qual a EDP pretende doar veículos usados para apoio a ações sociais e iniciativas nas comunidades locais. As regiões abrangidas por esta iniciativa envolvem os municípios onde a empresa mantém centros de produção, mas também as zonas onde deixou de ter atividade regular nos últimos anos, como é o caso, por exemplo, de Sines.
As instituições elegíveis para se candidatarem às viaturas disponíveis envolvem desde corporações de bombeiros, associações desportivas, recreativas e ambientalistas até misericórdias, instituições particulares de solidariedade social e autarquias, entre outras que cumpram os critérios de candidatura.
Entre esses critérios destacam-se uma reconhecida intervenção social e cívica na comunidade, não terem objetivos de lucro, terem a sua situação fiscal e na Segurança Social regularizada e não terem recebido viaturas nos últimos três anos, entre outras regras disponíveis para consulta no regulamento.
Cada instituição candidata só poderá receber uma viatura, devendo indicar a sua preferência entre as opções disponíveis. Estes veículos – de passageiros, comerciais, carrinhas de transporte, pick up e elétricos – contam com oito anos de atividade ou 200 mil quilómetros (no caso dos elétricos, devem ter 160 mil quilómetros ou 60% da capacidade de bateria operacional). Com esta ação, as viaturas são totalmente renovadas antes de serem entregues e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada.
A doação de viaturas às comunidades é uma prática que a EDP promove há alguns anos, tendo como destinatários diferentes tipos de instituições, como grupos de bombeiros, juntas de freguesia, instituições de solidariedade social, entre outras. Desde 2016, a EDP já doou 25 viaturas a essas entidades, num valor estimado de 240 mil euros.
Esta é uma das várias práticas previstas no Plano de Investimento Social da EDP Produção que a empresa desenvolve há vários anos nas regiões onde detém centros de produção e que inclui diversos programas próprios. Entre eles destacam-se, por exemplo, o ‘Partilha com Energia’, um dos programas orientados para os jovens estudantes dessas zonas, ou o ‘Tradições’, um projeto focado nas comunidades e nas suas origens e costumes, que já se tornou numa marca diferenciadora.
As entidades que pretendam candidatar-se a esta iniciativa poderão fazê-lo até 30 de julho, através do site da EDP. As candidaturas serão avaliadas entre agosto e setembro, estando prevista a divulgação dos resultados e entrega das viaturas no último trimestre deste ano.