A Mazda anunciou que vai acelerar os seus planos globais de eletrificação, rumo a um futuro neutro em carbono em 2050. No final desta década, um quarto dos produtos da marca japonesa irá ser totalmente elétrico e todos os restantes modelos serão, de alguma forma, eletrificados.
Entre 2022 e 2025, a Mazda irá introduzir uma gama de novos produtos utilizando a denominada SKYACTIV Multi-Solution Scalable Architecture, em especial para o Japão, Europa, EUA, China e países do Sudoeste Asiático. Esta gama abrangerá cinco modelos híbridos, cinco modelos plug-in híbridos e três modelos totalmente elétricos. A marca promete divulgar oportunamente mais pormenores sobre estes novos produtos e os respetivos lançamentos nos diferentes mercados.
A Mazda está também a desenvolver uma plataforma dedicada para veículos elétricos – SKYACTIV EV Scalable Architecture – que será utilizada para EV de diferentes dimensões e tipos de carroçarias, produtos que serão lançados entre 2025 e 2030.
Redução das emissões de CO2: a abordagem multi-soluções da Mazda
A Mazda afirma-se empenhada em reduzir as emissões de CO2 de cada viatura que produz e defende que todas as opções disponíveis devem ser usadas de modo a alcançar-se a neutralidade climática. Através da SKYACTIV Multi-Solution Scalable Architecture, o processo de eletrificação irá decorrer em paralelo com o desenvolvimento de novos avanços na tecnologia inerente aos motores de combustão interna, como por exemplo o bloco e-Skyactiv X e através de novos motores de seis cilindros em linha.
Em muitas regiões, a Mazda está a investir em diferentes projetos e parcerias de modo a promover o desenvolvimento e a utilização de combustíveis renováveis nos automóveis. No Japão, a marca está envolvida em vários projetos de investigação e estudos conjuntos como parte de um processo colaborativo em curso entre a indústria, as cadeias de formação e o governo japonês, para a promoção da adopção generalizada de biocombustíveis com base no crescimento de microalgas. Na Europa, a Mazda aderiu à eFuel Alliance no passado mês de fevereiro, sendo o primeiro fabricante automóvel a integrar a aliança.
Sistemas de segurança avançada feitos para o condutor: Mazda i-Activsense
De modo a continuar o seu apoio aos objetivos da indústria para uma sociedade sem acidentes rodoviários, a Mazda anunciou que irá expandir o leque de tecnologias de segurança avançadas com a introdução do seu sistema de condução autónoma centrado no ser humano, denominado Mazda Co-Pilot Concept. Primeiramente e a partir de 2022, irá surgir uma versão Mazda Co-Pilot 1.0, integrada na gama de Grandes Produtos Mazda.
Através do Mazda Co-Pilot Concept, a Mazda irá gradualmente introduzir um sistema que monitoriza constantemente o estado e condições do condutor. Se for detetada uma alteração súbita na condição física do condutor, o sistema alterna para uma condução autónoma, direcionando a viatura para um local seguro, imobilizando-a e realizando uma chamada de emergência.
Juntamente com outros cinco fabricantes japoneses, a Mazda irá co-desenvolver especificações de engenharia de série para dispositivos de comunicação de próxima geração in-vehicle, impulsionando um sistema de comunicação padronizado que permita assegurar serviços conectados mais seguros e relaxantes.