Green Future-AutoMagazine

Facebook atingiu a neutralidade carbónica

O Facebook acaba de lançar o Relatório de Sustentabilidade de 2020, no qual detalha o progresso feito nas suas metas de sustentabilidade. A empresa afirma que alcançou os objetivos de atingir as zero emissões líquidas de carbono e que a energia das operações da empresa é já 100% renovável.

O Facebook também reduziu as emissões de gases de efeito de estufa em 94%, relativamente aos níveis de 2017, ultrapassando assim o objetivo de 75% de redução. 

Mike Schroepfer, CTO do Facebook, lembra que tornar negócios como o Facebook sustentáveis exige mais do que uma energia limpa: “A parte mais exigente implica, antes de tudo, ter uma operação eficiente em curso. Isto implicou que voltássemos a desenhar os nossos data centers, de raiz, com a eficiência em mente. Por exemplo, criámos novos servidores que trabalham a uma voltagem mais alta para que os sistemas de distribuição elétrica não desperdicem energia a converter uma voltagem noutra”.

Entre os principais destaques do relatório contam-se a utilização de mais de 5,9 gigawatts provenientes de projetos de energia solar e eólica, com o uso operacional a superar 2,8 gigawatts; o lançamento do Centro de Informação de Ciência Climática; a restauração das estruturas naturais de cerca de 5,8 milhões de metros cúbicos de água em regiões problemáticas em matéria de gestão de recursos hídricos; e o investimento em projetos de remoção de carbono que prmitiarm eliminar da atmosfera um total de 145.000 toneladas.

É a oportunidade “de tornar todo um ecossistema mais sustentável” sublinha Mike Schroepfer, acrescentando: “Temos o objetivo de chegar às zero emissões líquidas na nossa cadeia de valor até ao fim desta década, o que significa mesmo tudo, desde o cimento usado para construir as fundações de um data center até às fábricas usadas para montar o nosso hardware“.