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Porto de Leixões vai descarbonizar e melhorar resiliência a fenómenos climáticos extremos

Foi aprovada, no passado dia 15 de julho, a candidatura da Administração do Porto de Leixões ‘Studies for the Sustainable Development of the Port Cluster of Leixões’, a única candidatura portuguesa a merecer aprovação na CALL 2020, do Connecting Europe Facility – Transport.

A Ação, com um valor de investimento aprovado de 990 mil euros e uma taxa de comparticipação de 50% (correspondendo a um co-financiamento de 495 mil euros), consiste em estudos preparatórios para intervenções nas áreas de resiliência das infraestruturas de proteção marítima e transição energética no Porto de Leixões e Cais da Arrábida, na Via Navegável do Douro.

Com o objetivo de cumprir os objetivos do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal) de neutralidade climática no cluster portuário gerido pela APDL e fortalecendo os esforços de proteção ao clima e construção de resiliência, a Ação visa descarbonizar os sistemas energéticos do cluster portuário gerido pela APDL, além de resistência ao clima, construção de resiliência e prevenção e preparação de infraestruturas marítimas e portuárias.

De acordo com a APDL, a Ação permitirá ainda melhorar a resiliência das infraestruturas de proteção marítima, permitindo às infraestruturas de proteção resistir aos impactos de condições climáticas extremas, mantendo o porto operacional em todas as condições meteorológicas e contribuindo para a proteção da orla costeira e da entrada da barra do Douro, além de reduzir a poluição atmosférica e sonora e as emissões de GEE no cluster portuário, promovendo a transição energética através do fornecimento de energia elétrica em terra e melhorando métodos, equipamentos e regulamentos dentro das áreas portuárias, em cooperação com a comunidade portuária.

A APDL iniciou o Projeto Roadmap para a transição energética e descarbonização da atividade, que levará a alcançar a neutralidade carbónica e a autossuficiência energética em 2035, o que significará fazê-lo 15 anos mais cedo do que o estipulado no European Green Deal.