A Volkswagen planeia lançar três versões diferentes de sua próxima carrinha ID.Buzz totalmente elétrica, na Europa e nos Estados Unidos.
Na Europa, uma versão de seis lugares para passageiros será destinada a serviços de pooling. Os assentos traseiros serão acessíveis individualmente e terão um ecrã com informações para cada passageiro.
Os EUA terão uma versão voltada para clientes que viajam sozinhos ou em pequenos grupos. Terá apenas quatro assentos – dois voltados para a frente e dois voltados para a traseira do veículo.
Uma terceira versão, a ID.Buzz Cargo, será comercial, desenhada principalmente para empresas de entrega de encomendas, que veem o seu negócio crescer devido ao boom de compras online.
O ID.Buzz deve chegar ao mercado no final do próximo ano à Europa e em 2024 aos Estados Unidos.
A VW está, ainda, a testar protótipos do ID.Buzz com autonomia de nível 4 para estarem prontos para o transporte comercial de pessoas e mercadorias em 2025. Durante a apresentação da Estratégia 2030 da empresa, a 13 de julho, a marca mostrou uma ID.Buzz autónoma, com o assento do motorista voltado para a parte traseira do veículo, em vez de virado para a estrada.
Christian Senger, chefe de desenvolvimento da VW para condução autónoma, disse que a tecnologia de condução autónoma eliminaria a necessidade de um motorista humano e, consequentemente, tornaria a entrega de encomendas mais produtiva, e acrescentou que Senger durante a apresentação da Estratégia 2030 da empresa afirmou ainda que os operadores destas carrinhas de transporte se tornariam passageiros e concentrar-se-iam apenas nas suas cargas e na ordem das entregas.
A VW planeia selecionar soluções de mobilidade autónoma em certos mercados até 2025. A empresa vê potencial de receita de ofertas, incluindo partilha de boleias, bem como serviços automatizados de entrega de encomendas.