Green Future-AutoMagazine

CATL apresenta nova bateria de iões de sódio

O fabricante de baterias CATL (Contemporary Amperex Technology Co., Limited) apresentou a sua bateria de iões de sódio de primeira geração, bem como uma solução AB que integra células de iões de sódio e de lítio num volume. Esta primeira geração de células de iões de sódio apresenta uma série de benefícios para carregar, manter a energia e ajudar a promover uma energia mais limpa.

A CATL fornece células de iões de lítio, o padrão atual da indústria, para fabricantes de veículos elétricos em todo o mundo, incluindo a Tesla e a Hyundai. Enquanto as baterias de iões de lítio continuam a ser o verdadeiro recipiente de energia para EVs, continuam a pesquisar-se novos materiais químicos para outras opções de baterias, como as baterias de estado sólido.

Neste sentido, a CATL explicou que dedicou anos de pesquisa e desenvolvimento de materiais de bateria de iões de sódio, mas enfrentou um grande problema – é que estes têm um volume maior do que os iões de lítio, e tanto a estabilidade estrutural quanto as propriedades cinéticas dos seus materiais exigem mais requisitos.

Porém, a CATL parece ter superado este obstáculo material e partilhou a sua primeira geração de uma bateria de iões de sódio viável. A empresa explicou, num comunicado de imprensa, que, ao alterar os materiais e a estrutura da célula, foi capaz de produzir uma célula com capacidade de carregamento rápido, estabilidade térmica e desempenho consistente em baixas temperaturas.

A densidade de energia, no entanto, deixa a desejar. A nova célula de bateria de iões de sódio da CATL pode atingir até 160 Wh/kg, o que está muito abaixo do padrão da indústria para as células de iões de lítio. A CATL afirma, contudo, que a sua bateria pode atingir um estado de carga de 80% (SOC) em temperatura ambiente em 15 minutos.

Além disso, as células de iões de sódio têm uma taxa de retenção de capacidade superior a 90% em ambientes de baixa temperaturas negativas. Isso pode ser útil para condutores de EV em altitudes elevadas ou em zonas onde os invernos são rigorosos.

As células da bateria de íon de sódio têm um princípio de funcionamento semelhante às células de íon de lítio, transportando iões entre o cátodo e o ânodo. Como resultado, a CATL introduziu um sistema de bateria AB, integrando ambas as células de bateria de iões de sódio com baterias de iões de lítio num único sistema.

O fabricante chinês de baterias acredita que este pacote AB pode beneficiar de ambos os tipos de células, tendo as células de iões de lítio mais poderosas para compensar a falta de densidade de energia das baterias de iões de sódio. Simultaneamente, as células da bateria de iões de sódio podem ajudar a bateria a manter alta potência e desempenho em baixas temperaturas.

De acordo com a CATL, já foi iniciada a implementação industrial de baterias de sódio, com planos de estabelecer uma cadeia industrial elementar até 2023.

A líder global de baterias também declarou uma meta para a densidade de energia da sua próxima geração de baterias de iões de sódio para exceder 200 Wh/kg.