Green Future-AutoMagazine

DHL encomenda os primeiros aviões de carga totalmente elétricos

A DHL Express encomendou 12 aviões Alice eCargo totalmente elétricos ao fabricante Eviation, com sede em Seattle, nos Estados Unidos.

Até agora, o avião elétrico Alice da Eviation foi utilizado para o transporte regional, tendo capacidade para 9 passageiros e 2 tripulantes e capaz de atingir uma velocidade máxima de cruzeiro de 220 nós, com um alcance máximo de 440 milhas náuticas, ou cerca de 815 quilómetros.

No entanto, o anúncio, feito esta semana pela Eviation e pela DHL Express abre uma nova possibilidade para o uso das aeronaves totalmente elétricas da Eviation. 

O pedido de 12 aviões Alice eCargo totalmente elétricos é o primeiro passo nos planos de sustentabilidade da DHL – que incluem a meta a longo prazo de reduzir a zero todas as emissões relacionadas com a logística até 2050.

Adicionalmente, a DHL anunciou um novo plano de sustentabilidade no início deste ano, no qual prometeu investir 7 bilhões de euros até 2030 em medidas para reduzir as suas emissões de CO2, com foco na eletrificação nas entregas last mile, combustíveis de aviação sustentáveis ​​e edifícios neutros para o clima.

A nova aeronave Eviation Alice eCargo da DHL – que deve ser entregue em 2024 – será capaz de transportar uma carga de 1.250 quilogramas e requer apenas 30 minutos para carregar, por cada hora de voo.

Esta nova aquisição da DHL irá operar em todos os ambientes atualmente servidos pelas aeronaves da empresa, mas graças aos seus motores elétricos avançados e partes amovíveis terá custos de manutenção menores.

A Eviation revelou o projeto de produção da sua aeronave Alice em julho, antes do primeiro voo previsto para o final deste ano: é alimentada por duas unidades de prolusão elétrica magni650 da magniX, não produz emissões de carbono durante o voo e reduz significativamente tanto o ruído quanto o custo – que são uma fração do custo atual por hora de voo relativamente a aeronaves convencionais similares.