Green Future-AutoMagazine

50 novos táxis elétricos em Santiago do Chile

A capital do Chile deu um passo significativo no caminho para a descarbonização do transporte público. Graças ao Programa ‘Meu Táxi Elétrico’ do Ministério da Energia do país, uma iniciativa que visa promover os táxis elétricos no transporte público, foram entregues os primeiros 50 veículos elétricos BYD e5 para substituir os clássicos táxis de Santiago.

Os veículos foram entregues aos novos proprietários durante uma cerimónia de lançamento conduzida pelo Ministro da Energia e Minas, Juan Carlos Jobet, e pela Ministra dos Transportes e Telecomunicações, Gloria Hutt.

O Ministro da Energia avança que a entrega dos táxis 100% elétricos é uma “contribuição ambiental fundamental para descontaminar as cidades, tornando-as mais silenciosas e limpas. Isso sem dúvida vai melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Juan Carlos Jobet acrescentou ainda que “com este programa, não só reduzimos as barreiras económicas e tecnológicas para que os taxistas tenham acesso aos veículos elétricos, mas também avançamos nos nossos objetivos de mobilidade elétrica. O Chile está empenhado em alcançar transporte público 100% elétrico até 2040”.

As autoridades também anunciaram que este programa vai expandir-se para outros centros urbanos, começando com a substituição dos táxis nas cidades de Valparaíso, Aysén e Los Ríos. 

A primeira versão do Programa ‘Meu Táxi Elétrico’ beneficiou 50 taxistas, que receberam um cofinanciamento até 10.000 dólares para trocar o seu táxi por um BYD elétrico e5. O programa incluiu ainda a instalação de um carregador elétrico doméstico e o acompanhamento do veículo durante um ano.

A diretora nacional da BYD no Chile, Tamra Berríos, destacou que “o desafio para a disseminação da mobilidade elétrica requer alianças e estratégias vinculadas a políticas públicas”. Acrescentou ainda que, “em linha com o compromisso que a BYD assumiu há 4 anos como apoiante da mobilidade elétrica no Chile, hoje podemos dizer que colaboramos com sucesso com o transporte de emissão zero, não só em frotas de autocarros, mas também com a grande frota inaugural de táxis em Santiago. Tal não teria sido possível sem o apoio da Agência de Sustentabilidade Energética e do governo do Chile, que promoveu os benefícios da mudança tecnológica para os operadores de táxi”.

Com 455 autocarros e 50 táxis em operação na capital chilena, a BYD Chile é hoje líder consolidada em mobilidade elétrica na América Latina. Os veículos 100% elétricos do fabricante chinês circulam em diversos países da América Latina, incluindo Chile, Colômbia, Argentina, Brasil, Equador e Uruguai. Globalmente, os autocarros, táxis e outros veículos 100% elétricos da BYD estão presentes em mais de 300 cidades, em mais de 50 países e regiões.