Green Future-AutoMagazine

Na Alemanha, autoestradas eletrificadas carregam baterias de camiões em circulação

A iniciativa ‘Plataforma Nacional para o Futuro da Mobilidade’, levada a cabo pelo Ministério dos Transportes Alemão, promete revolucionar a circulação dos veículos pesados de mercadorias.

A nova tecnologia eHighway, desenvolvida pela Siemens Mobility em parceria com a Continental Engineering Services (CES), permite que os camiões elétricos circulem através de um sistema de linha elétrica aérea, que vai carregando as baterias à medida que os veículos circulam e despertou o interesse do Ministérios dos Transportes Alemão, que tenciona implementar a tecnologia em 4 mil quilómetros de estradas até 2030.

Caso a eletricidade tenha origem em fontes renováveis, esta medida permitirá poupar a emissão de 12 milhões de toneladas de dióxido de carbono anualmente. 

O sistema já está a ser estudado em três autoestradas da Alemanha, na A5 em Hesse, na A1 em Schleswig-Holstein e na estrada nacional B462 em Baden-Württemberg. 

Michael Peter, CEO da Siemens Mobility, afirma que “com a eHighway, a Siemens Mobility já criou uma tecnologia pronta a utilizar para o tráfego de camiões com eficiência energética, custo-benefício e livre de emissões, que pode ser combinada com outras unidades. Esta pode tornar-se a espinha dorsal da proteção ambiental no transporte rodoviário”. 

O transporte rodoviário tem um peso muito grande nas emissões de dióxidos de carbono para a atmosfera, como tal a procura de diferentes conceitos e soluções que permitam a redução de emissões de CO2 é cada vez maior, principalmente no setor dos veículos pesados, com Michael Peter a afirmar que os fabricantes de camiões estão à procura de diferentes formas de redução de emissões e a eHighway apresenta-se como uma solução promissora.