Green Future-AutoMagazine

Opel apresenta Astra Elétrico enquanto se prepara para deixar os motores de combustão

Opel apresenta Astra Elétrico enquanto se prepara para deixar os motores de combustão

A Opel divulgou, numa apresentação mundial, o novo Opel Astra que, pela primeira vez, estará disponível com motorização elétrica.

O modelo estará disponível, entre as motorizações comuns a combustão, primeiro, como híbrido ‘plug-in’ e, um ano após o lançamento, em versão 100% elétrica Astra-e.

Este é já o terceiro modelo (de passageiros) da marca alemã com motorização elétrica e é mais um passo para realizar o objetivo de até julho de 2028 ser uma marca totalmente livre de emissões, conforme se propôs este ano.

O novo modelo Astra conta com faróis adaptativos Intelli-Lux LED Pixel Light e outras inovações que a marca não revelou, mas que prometem elevar o novo Astra ao patamar de outros compactos mais dispendiosos.

Segundo a Opel, o interior da nova geração Astra é um verdadeiro “salto em frente no tempo”. Com o Pure Panel totalmente digital, os utilizadores podem operar o novo Astra intuitivamente através de ecrãs táteis de grandes dimensões, tal como num ‘smartphone’.

O novo Astra mede 4374 mm de comprimento e 1860 mm de largura, mais 4,0 mm de comprimento do que o seu antecessor. A distância entre eixos aumentou em 13 mm, totalizando agora 2675 mm. A bagageira, com piso ajustável, oferece ao condutor e aos quatro passageiros até 1250 litros de volume de carga com os bancos traseiros rebatidos.

A fabricante alemã não divulgou especificações de desempenho do modelo, mas referiu que as encomendas para o novo Opel Astra arrancam já em outubro e as primeiras unidades serão entregues aos clientes a partir do início de 2022. Na primeira fase de comercialização o novo Astra estará disponível na variante ‘hatcback’ de cinco portas, com linhas inspiradas num ‘coupé’ e pouco tempo depois será lançada a carrinha Astra Sports Tourer. Um ano após o lançamento no mercado desta nova geração, juntar-se-á à gama o Astra-e, com motorização elétrica a bateria.

Por enquanto a marca apenas divulgou o preço de entrada de gama para o mercado alemão, que será de 22.465 € (preço recomendado com IVA incluído).