Green Future-AutoMagazine

CUPRA planeia eletrificação total até 2030

O IAA International Motor Show, em Munique, foi o palco escolhido pela CUPRA para apresentar os seus planos de eletrificação. O seu mais novo protótipo, CUPRA UrbanRebel Concept, fez também a sua primeira aparição pública, na pré-inauguração do novo CUPRA City Garage em Munique.

No evento, o CEO da CUPRA, Wayne Griffiths, referiu a ambição de tornar a marca totalmente elétrica até 2030.

Griffiths refere que o carro elétrico urbano é um pilar estratégico para a empresa e que a SEAT S.A., juntamente com o Grupo Volkswagen, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do projeto elétrico urbano. A SEAT S.A. está a desenvolver os carros da família elétrica urbana, enquanto a Volkswagen está a desenvolver a plataforma e o software. A ambição é produzir mais de 500.000 veículos por ano em Espanha para diferentes marcas do Grupo a partir de 2025.

Com base neste projeto, a empresa tem um plano ambicioso em Espanha, denominado Future: Fast Forward. O principal motor desse plano é a produção do veículo elétrico urbano em Espanha, que poderá tornar-se o motor da transformação da indústria automotiva espanhola, a segunda maior da Europa.

No evento de pré-abertura, Griffiths explicou como a CUPRA continua a crescer além de todas as expectativas iniciais. Desde o seu lançamento, há três anos, a marca vendeu mais de 100.000 carros. Impulsionada pelo sucesso da Formentor, que representa dois em cada três carros vendidos pela marca entre janeiro e agosto deste ano, a CUPRA registou um crescimento de três dígitos em relação ao mesmo período de 2020. A marca também superou a sua meta inicial e alcançou uma faturação de 1.000 milhões de euros em 2021. A CUPRA conseguiu estabelecer uma forte presença na Europa em mercados como Alemanha, Espanha, Reino Unido, Itália e França, e expandiu-se no exterior para países como México, Israel e Turquia.

Como parte da sua estratégia de globalização, a CUPRA escolheu Munique para inaugurar a sua mais recente City Garage. Madrid, Roterdão, Lisboa e Berlim estão também no mapa para os próximos espaços. Em 2022, a CUPRA dará um salto até Sydney, garantindo, desta forma, que se torna uma marca com presença global.

A CUPRA iniciou a produção das primeiras unidades do seu primeiro carro totalmente elétrico, o CUPRA Born, na fábrica de Zwickau na Alemanha. Este carro nasceu para ser o impulso de uma nova geração e tem como objetivo provar que desempenho e eletrificação combinam perfeitamente, de acordo com a marca espanhola.

O CUPRA Born ajudará a empresa a cumprir as metas europeias e contribuirá para a redução das emissões globais de CO2. Ao mesmo tempo, abrirá portas para novos mercados internacionais e aumentará a presença da marca nos países mais eletrificados. Além disso, a CUPRA espera que o Born equilibre a base de clientes da marca em termos de género, e também será oferecido por meio de contratos de assinatura com uma mensalidade.

A empresa apresentou em Munique o CUPRA UrbanRebel Concept, a interpretação mais radical do carro elétrico urbano, com lançamento previsto para 2025. O CUPRA UrbanRebel Concept é baseado nos fundamentos do design do veículo urbano 100% elétrico. A versão de estrada será baseada na plataforma curta MEB do Grupo Volkswagen.