Green Future-AutoMagazine

IVECO e Nikola inauguram fábrica de camiões elétricos na Alemanha

A IVECO e a Nikola Corporation inauguraram, esta quarta-feira, a fábrica dedicada à produção de camiões pesados elétricos Nikola Tre, com tudo a postos para iniciar a produção até ao final do ano.

A fábrica de Ulm, com 50.000 metros quadrados, conta com um processo de montagem final concebido para veículos “nascidos para a propulsão elétrica”. Estas instalações, e a primeira fase de industrialização, representam um investimento conjunto da IVECO e da Nikola e prevê o envolvimento de 160 fornecedores ao longo de todo o processo. As estimativas atuais das duas equipas apontam para que a linha de produção seja capaz de fabricar anualmente cerca de 1.000 unidades por turno, e deverá sofrer aumentos progressivos nos próximos anos. As instalações deverão funcionar de acordo com os princípios do programa ‘World Class Manufacturing’, com o objetivo de atingir zero desperdício, zero acidentes, zero falhas e zero stock, confirmado pelas suas características-chave que incluem uma gestão totalmente digital da linha de montagem concebida para garantir 100% de rastreamento e executar operações sem recurso a papel.

O Nikola Tre é baseado na plataforma de camiões IVECO S-WAY, com um eixo elétrico desenhado e produzido conjuntamente pela FPT Industrial, apresenta a avançada tecnologia elétrica e célula de combustível da Nikola, juntamente com os componentes-chave fornecidos pela Bosch. Juntas, as equipas conceberam uma plataforma modular compatível com a tecnologia de célula de combustível e com a tecnologia de propulsão a bateria.

Os primeiros modelos Nikola Tre produzidos na nova fábrica em Ulm, na Alemanha, serão entregues, em 2022, a clientes selecionados nos Estados Unidos. Além da produção do veículo elétrico a bateria (BEV), a próxima evolução desta plataforma modular para veículos pesados foi também apresentada ao público sob a forma do protótipo de um veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV), com base no Nikola Tre. Este futuro modelo entrará em produção em Ulm até ao final de 2023.

A Nikola e a IVECO aproveitaram ainda a inauguração desta fábrica em joint-venture para anunciar um acordo de colaboração para testes e subsequente implementação de veículos elétricos pesados e infraestruturas de carregamento no Porto de Hamburgo, no decorrer de 2022.

A primeira fase envolve testes dos VEB Nikola Tre no porto para operações de transporte e logística, juntamente com soluções de carregamento de elevado desempenho. Uma segunda e mais definitiva fase do projeto de parceria prevê a integração total dos veículos VEB nas operações portuárias, a instalação de infraestruturas de carregamento e o apoio ao serviço no local, incluindo os principais fornecedores. Os veículos previstos para estas duas fases serão a versão americana do Nikola Tre com permissões especiais para operações portuárias.