Green Future-AutoMagazine

Híbridos plug-in da Volvo com maior autonomia elétrica

Volvo Cars Swedish traffic situation

A Volvo Cars anunciou a chegada ao mercado de novas motorizações para os seus modelos Recharge Plug-in Hybrid. Esta nova linha irá reforçar a autonomia em modo elétrico dos modelos S60, V60, XC60, S90, V90 e XC90 Recharge, que passará a ser de cerca de 90 km com um único carregamento (ciclo WLTP).

Estima-se que, em média, o utilizador de um automóvel Premium híbrido plug-in circule cerca de 50 km por dia (segundo os estudos da empresa de consultoria SIGMA). Deste modo, a maioria dos clientes Volvo, com capacidade de carregamento doméstico, poderá passar a fazer as suas deslocações diárias em modo exclusivamente elétrico.

O leque das melhorias inclui uma nova bateria, onde está presente uma terceira camada de células, capaz de aumentar a energia nominal de 11,6 kWh para 18,8 kWh e também um motor elétrico traseiro mais potente, agora com 145 cavalos.

Para além das novas motorizações, os novos upgrades incluem one-pedal drive nos novos modelos XC60, S90 e V90 Recharge. Esta função, já conhecida nos modelos 100% elétricos da Volvo, permite controlar a aceleração e a desaceleração somente com o pedal do acelerador.

Os novos motores também serão capazes de fornecer uma potência adicional às rodas traseiras na ordem dos 65%, reforçando a performance e o controlo. Para além da nova capacidade da bateria, será possível um maior controlo às quatro rodas motrizes, situação particularmente útil em baixas velocidades, em reboque, ou em situações de estradas escorregadias que necessitem de tração e estabilidade extra.

A Volvo Cars estima que, as novas motorizações, terão um potencial para reduzir o nível de emissões de CO2 até 50% (ciclo WLTP).

Para Henrik Green, Chief Technology Officer -Volvo Cars, “a condução de um modelo plug-in hybrid é um passo intermédio com vista à eletrificação total. Este upgrade irá mostrar a muitas pessoas que a condução elétrica é o futuro, e que nos aproximamos da nossa ambição de 2030, onde pretendemos ser exclusivamente elétricos”.

Recorde-se que a Volvo Cars já anunciou que, a meio da década, pretende atingir 1,2 milhões de viaturas vendidas por ano a nível mundial, com pelo menos, metade da quota a ser preenchida com modelos 100% elétricos. Em 2030, a Volvo Cars pretende comercializar apenas modelos puramente elétricos.