A Citroën, a Accor e a JCDecaux juntaram-se num colaboração criativa, denominada The Urban Collëctif, para desenvolverem um novo conceito de mobilidade, que tem como objetivo último descongestionar as cidades.
Este novo conceito assenta num modelo do tipo open source denominado Citroën Autonomous Mobility Vision e baseia-se numa plataforma de mobilidade autónoma e elétrica – The Citroën Skate – e em Pods dedicados a diferentes serviços e utilizações.
Segundo o coletivo, trata-se de um modelo revolucionário de mobilidade open source, coletiva e partilhada, oferecendo a mobilidade autónoma que se adapta à procura. Este modelo de mobilidade baseia-se numa frota de The Citroën Skate, robôs de transporte que se deslocam continuamente pelas cidades, acoplados a Pods. O The Citroën Skate é o suporte, o transportador que oferece a mobilidade. O Pod, acoplado ao The Citroën Skate, permite que os seus utilizadores beneficiem de serviços à sua escolha, sempre que desejarem.
The Citroën Skate
Esta solução tecnológica, que oferece uma multiplicidade de utilizações, baseia-se numa frota de veículos sem condutor, autónomos e interligados, possibilitando a agilização do tráfego em pelo menos 35%. Para tal, estes veículos destinados a circular em vias dedicadas estão equipados com tecnologias autónomas de nível 5. Para tornar esta mobilidade acessível, apesar do elevado custo de implementação de tecnologias autónomas, o sistema baseia-se numa gestão inteligente da frota com uma utilização ultra-flexível e maximizada, a pedido.
Sobre a plataforma, existem diversos Pods que podem ser acoplados. O primeiro, Sofitel En Voyage, nascido da colaboração entre a Accor e a Citroën, oferece deslocações urbanas, em condições excecionais de conforto e de serviços, com vistas panorâmicas da cidade, já que é um paralelepípedo arquitetónico em vidro e marchetaria. Equipado com portas deslizantes automatizadas, o Pod permitiria que dois a três passageiros se sentassem a bordo, onde um ecrã interior em LED progressivo mostraria informações em tempo real: mensagens pessoais, notícias, o estado do tempo, hora de chegada, tempo de viagem. Tudo foi projetado para se adaptar aos gostos pessoais de cada um, incluindo um bar oferecendo bebidas e doces, revistas, flores frescas, um sistema de som, carregadores por indução e iluminação ambiente configurável.
Sofitel en Voyage
O segundo Pod, Pullman Power Fitness, nascido da parceria entre a Accor e a Citroën, proporcionaria uma experiência atlética das salas de fitness Pullman, onde o utilizador único poderia fazer desporto de uma forma independente, com o remo de um lado e a bicicleta do outro, enquanto se desloca dentro das cidades.
Outro Pod é o JCDecaux City Provider, que se apresenta como uma solução de transporte urbano capaz de embarcar de forma simples e ergonómica todos aqueles que se deslocam acompanhados de bagagem, carrinhos de bebé, cadeira de rodas, sozinhos ou na companhia de outros.
Pullman Power Fitness
O conceito The Citroën Skate é uma solução de mobilidade urbana, apta a circular em todos os centros urbanos, em faixas dedicadas e protegidas. É autónomo, elétrico e recarregável por indução e pode operar, quase continuamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, carregando automaticamente sempre que necessário, em bases de carregamento dedicadas.
O The Citroën Skate é a plataforma de mobilidade que permite que os Pods se movam de acordo com as necessidades: está posicionado abaixo dos Pods solicitados, para gerar as deslocações e ativar os serviços. A manobra de posicionamento dos Pods faz-se em menos de 10 segundos. O The Citroën Skate é uma plataforma de mobilidade universal que pode ser usada para a deslocação de todos os tipos de Pods, reforçando, assim, a utilização da tecnologia, no quotidiano.
A sua velocidade máxima está limitada aos 25 km/h ou mesmo aos 5 km/h, dependendo da zona, de modo a garantir a segurança de todos os utilizadores. A velocidade é configurável de acordo com as utilizações dos Pods, de forma a melhor responder à procura.
JCDecaux City Provider
De dimensões minimalistas, o The Citroën Skate mede 2,60 m de comprimento, 1,60 m de largura e 51 cm de altura, de forma a não ocupar em demasia o espaço público.
Com a tecnologia do The Citroën Skate, tudo se torna possível pelo conceito de open source que permite a qualquer decisor desenvolver um Pod compatível, tendo em conta as especificações técnicas do The Citroën Skate.
As autoridades locais, entidades públicas ou empresas poderão beneficiar da tecnologia do The Citroën Skate através do desenvolvimento dos seus próprios Pods para o transporte de pessoas, oferta de serviços ou bens de consumo, no recinto de um local privado ou público, num aeroporto, numa fábrica ou num centro de congressos.