Green Future-AutoMagazine

Fabricantes de camiões mais ambiciosos na redução de emissões do que metas da UE

Um novo estudo da Transport & Environment alerta que as melhorias na aerodinâmica e a eficiência de combustível já permitem aos camiões atingir a meta de redução de CO2 da UE para 2025 produzindo somente um número limitado de veículos com emissões zero.

O estudo conclui assim que a UE precisa de expandir as metas, de forma a promover o aumento da produção de camiões com emissões zero ao longo da década e assim garantir que a indústria descarbonize em tempo útil.

Segundo Lucien Mathieu, diretor de transportes da T&E, “os fabricantes de camiões estão a tornar-se ecológicos mais rapidamente do que as leis, o que é um absurdo”, acrescentando que “os fabricantes de camiões são claramente capazes de descarbonizar mais rápido e é hora de fazê-lo”.

O fabricante de camiões sueco, Scania, lidera em termos de emissões de CO2 em novos camiões: 5,3% inferiores à média do tipo mais comum de camião de longo curso. O melhor desempenho de emissões da Scania deve-se, principalmente, à aerodinâmica, que conseguiu sem produzir camiões com emissão zero. Renault e IVECO, por outro lado, apresentam, respetivamente, as maiores emissões: 2,6% e 2,4% acima da média de longo curso.

Ainda de acordo com o relatório da T&E, se todos os camiões da Europa tivessem um desempenho tão bom quanto os modelos mais eficientes do mercado, as emissões médias de CO2 dos camiões seriam reduzidas em 6%. Mas os ganhos de eficiência por si só não levarão este setor, na Europa, a níveis zero.

Lucien Mathieu defende que a eficiência dos camiões não é suficiente, é necessário que a Europa aumente “drasticamente” o número de camiões com emissões zero nas suas estradas nos próximos anos para ter qualquer chance de descarbonizar o setor a tempo. Porém, as metas atuais de CO2 não incentivam os fabricantes a produzi-los, tornando-se imperativo aumentar as metas ao longo da década.

A maioria dos fabricantes assumiu compromissos voluntários de vendas de elétricos que vão para lá do que a UE exige. De acordo com os anúncios públicos, esses compromissos voluntários levariam o mercado a cerca de 7% de veículos com emissão zero em 2025 e 43% em 2030 – mais do que os 2% necessários em 2025 para cumprir as metas voluntárias existentes. Estes anúncios mostram que a UE pode definir uma meta realista – mas mais ambiciosa – de pelo menos 30% de camiões com emissões zero até 2028.

As emissões médias de CO2 para os novos camiões de longo curso foram maiores em países como França, Alemanha e Reino Unido, enquanto países menores como Bulgária, Estónia, Portugal e Eslováquia tiveram desempenho significativamente melhor. As emissões de camiões de longo curso da Polónia, por exemplo, estão 3,5% abaixo da média da UE, enquanto as da Alemanha estão 2,2% acima.